Apesar da internet e do Google terem facilitado a vida de todo mundo quando o assunto é pesquisa, o fluxo de informação ainda é grande e, algumas vezes, pode se tornar frustrante por não encontrarmos algo específico que queremos. Buscar, por exemplo, o número exato de exportações de café na Etiópia nos anos 1970 pode não ser tão fácil quando digitado diretamente em sites de busca, correndo o risco de encontrar dados incorretos ou incompletos.
Pensando nisso, o Instituto Global Attitude reuniu sete sites que fornecem dados preciosos a todo estudante e profissional de relações internacionais ou jornalismo em busca de informações sobre desenvolvimento internacional. Confira:
1. Atlas de Complexidade Econômica
Criado em Harvard, este site fornece uma enorme quantidade de informações sobre importações e exportações mundiais, ajudando a entender o processo de diverisificação de exportação e industrialização. E se isso não for suficiente, o Globe of Economic Complexity retrata em escala real e mapas interativos estes fluxos econômicos.
2. Atlas da Agência Internacional de Energia
Para uma pesquisa sobre a produção e consumo da energia em cada país, esse é o site. Nele, é possível ver o total de geração de eletricidade em cada país, o consumo per capita e, ainda, a percentagem de produtos na produção de eletricidade, como combustíveis fósseis, renováveis ou nucleares. Vale lembrar que o site ainda produz um ranking de países para cada quesito. O Brasil, por exemplo, está em 19o na produção de eletricidade por energias renováveis.
3. Land Matrix
Com um vasto leque de formas de visualizar dados, o Land Matrix mostra as transações internacionais feitas por terra, listando o nome de investidores em cada país. O site, porém, não possui dados completamente verificados, como ele mesmo assume, pois algumas informações sobre as negociações são privadas ou não são divulgadas por serem consideradas “comercialmente sensíveis”. Apesar disso, vale a pena dar uma olhada para ter uma ideia das transações.
4. Enciclopédia de Conflitos da Universidade Uppsala
Uma verdadeira enciclopédia que explica e indica lugares de conflitos no mundo, criada pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Neste site, é possível ver quais países estão em algum tipo de conflito desde 1989 (com uma explicação do ocorrido quando um país é selecionado). A universidade afirma, ainda, que uma versão mais atualizada dos conflitos será lançada ainda neste mês.
5. “Doing Business” do Banco Mundial
O Doing Business cria um ranking das economias por região, com informações sobre uma ampla gama de indicadores de negócios e dados comparáveis sobre os custos reais de comércio. A atualização da pesquisa é anual, assim, é possível analisar as tendências ao longo do tempo.
6. Indicador de Desenvolvimento Mundial do Banco Mundial
Este site lhe fornecerá tudo sobre os mais diversos indicadores, desde o número de celulares a cada mil pessoas até o número de crianças fora da escola. Possui informação de todos os países do mundo, com uma grande disponibilidade de espaço de tempo (pode ir até 1960).
7. Index de Desenvolvimento Humano da UNDP
Para aqueles que buscam dados do progresso de um país em desenvolvimento humano, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas fornece o produto interno bruto (PIB) per capita, relacionando com expectativa de vida e nível de educação, permitindo uma comparação com o resto do mundo. Para quem quer ir mais a fundo, é possível até encontrar a taxa de abandono escolar por contração do vírus HIV.
Leia também:
18 filmes que abordam diplomacia e relações internacionais
5 dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva