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A contribuição da pandemia na comunicação corporativa global

A contribuição da pandemia na comunicação corporativa global

Após mais de um ano convivendo com a pandemia de COVID-19, muitas foram as transformações ocorridas em nossas vidas. Seja na mudança de hábitos dentro de nossas casas, ou até mesmo na maneira como trabalhamos e nos relacionamos enquanto seres humanos inseridos na dinâmica social. Nesse contexto, o local que antes era de lazer, se tornou de trabalho. E o “home-office”, passou a ser uma condição de grande parte das empresas em nível mundial.

As medidas de isolamento social contribuem para destacar a essencialidade da tecnologia como um mecanismo primordial para as relações sociais e o acesso à informação, bem como evidenciar as transformações no modelo de comunicação global.

Segundo Brondani e Barros (2015), a comunicação pode ser entendida como um processo social dinâmico, que assim, se desenvolve no cotidiano das organizações em distintas dimensões. Seja no ambiente interno, no modo como as informações são transmitidas entre os colaboradores. Ou no ambiente externo, no modo como as empresas se relacionam com seus clientes, concorrentes, governos, mídia, entre outros.

A pandemia trouxe, eventualmente, uma aceleração nas tendências do processo de comunicação corporativa, na medida em que uma boa gestão de crises se tornou indispensável para o sucesso da organização.

A Pandemia e a Comunicação Digital

No âmbito interno, passou-se a se enfrentar mais uma barreira: a comunicação digital, muitas vezes desenvolvida de forma escrita entre os colaboradores. Antes pessoalmente, a necessidade de se comunicar por meio de mensagens para resolver questões simples não eram necessárias, pois o convívio pessoal superava essa demanda. Agora, no ambiente online, a exigência por uma escrita objetiva e assertiva ao direcionar um aviso ao receptor, por vezes, se tornou um desafio.

A digitalização dos processos e sua adaptação perante as novas maneiras de se estabelecer contato passam a exigir o uso de novas tecnologias e ferramentas de comunicação, onde o diálogo e a escuta ativa se fazem presentes. Nesse momento, prezar para que a motivação e produtividade sejam mantidas, exigiu um posicionamento de uma comunicação que garantisse a humanização e olhasse de fato para as necessidades do colaborador. A cultura organizacional global sofreu uma grande aceleração e contou com a necessidade de adaptação e flexibilização quanto às mudanças.

Quando nos direcionamos para o ambiente externo, a maneira como as marcas se relacionam com o consumidor final também sofre impactos. Acima de tudo, a adoção de uma comunicação humanizada, levando em conta os novos padrões de consumo e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, atrela uma postura de agente de transformação e agrega valor à marca. Portanto, demonstrando que é fundamental reconhecer as necessidades do consumidor, em escala global, além do lucro.

Afinal, a pandemia de COVID-19 contribuiu para a digitalização em massa do mundo, fazendo com que a comunicação corporativa das empresas repensassem o modelo de trabalho e de negócios. Uma grande oportunidade de revermos a responsabilidade social e o posicionamento perante temas sensíveis, que estão sendo ainda mais debatidos. Elevando assim, o papel que possuem essas organizações – sejam elas de qualquer local do mundo -, em se apresentarem como conscientizadoras.

Conclusão

A pandemia conseguiu fazer com que as relações sociais se tornassem ainda mais valorizadas. E do mesmo modo, a gestão humanizada, a partir de marcas que realmente promovam uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social, tornou-se fator determinante no mercado.

Enfim, adotar uma estratégia de comunicação cada vez mais humanizada, e que insere o indivíduo no centro do debate, nunca foi tão importante para o desenvolvimento das empresas quando conversamos sobre sua comunicação corporativa global.

Fontes:

Blog

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