0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

A importância de uma boa negociação

A importância de uma boa negociação

Negociação é algo que crescemos fazendo. Quando somos crianças, nossos pais diziam para nos comportarmos e ganhamos um sorvete. Crescendo, fazemos o dever de casa para ir a uma festa. Mais tarde, estamos negociando o preço de um sofá para a casa nova. Tudo uma negociação, uma grande troca de interesses, na qual esperamos sair com o melhor acordo possível. Por isso, entender todos os aspectos de uma boa negociação é tão importante, não só no ambiente corporativo, mas na vida como um todo.

Para entender todos esses aspectos, uma boa ideia é fazer as seguintes perguntas: Quem vai negociar comigo? Qual é o assunto? O que eu quero almejo ao final dessa negociação? O que imagino que o outro quer como resultado? Elas nos ajudam a traçar a melhor forma de alcançar nosso objetivo, observando o contexto em que estamos inseridos, bem como a pessoa com quem negociamos e a proposta que discutimos. 

Quando falamos sobre a pessoa, precisamos pensar de onde ela está vindo – em um ambiente internacional, cabe fazer inclusive uma pesquisa de ângulos culturais de conduta, como ela se comporta em ambientes de negociação: ela é persuasiva? Racional? Agressiva? Passiva? Temos um bom relacionamento? Com essas informações em mãos, é muito mais fácil abordar seu ponto de vista e fazer com que suas demandas sejam levadas em consideração. 

Por outro lado, o assunto a ser negociado pode assumir inúmeras facetas no processo de tomada de decisão. Ele tem a ver com poder, com quem detém a vantagem, o poder de escolha e as consequências de um possível  novo acordo. Portanto, é muito importante considerar essas características para assumir um objetivo final, tendo em mente, o que a outra parte também pode demandar e o que ambos têm a perder e a ganhar no desenvolvimento das negociações.

Resumindo: uma boa negociação é anterior à mesa de reuniões. É preciso se questionar, pesquisar e atuar de maneira racional e eficiente. Isso tudo para que, na realidade da tomada de decisão, o negociador esteja em posse de todas as possibilidades de resultado, e mais ainda, preparado para contorná-las de acordo com a sua solução ideal.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem