0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

A importância e o futuro das políticas públicas no Brasil

A importância e o futuro das políticas públicas no Brasil

Diante de um ano extremamente difícil para o Brasil e o restante do mundo por conta da COVID-19 — doença causada pelo novo coronavírus — promover ações que assegurem os direitos à cidadania é fundamental no planejamento de novas políticas públicas que ajudem o país a sair mais forte dessa crise socioeconômica, política e sanitária.

Segundo informações do portal Politize, “políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados e que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico.

Vale ressaltar também que há um interesse público que permeia o Estado e o Governo (primeiro setor), a iniciativa privada (segundo setor) e as diversas organizações da sociedade civil (terceiro setor)”.

Diante dessas demandas, os governos federais, estaduais e municipais precisam ter papéis estratégicos no desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem-estar da sociedade em diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança. O objetivo deve ser, sobretudo, garantir que a população viva com dignidade e tenha mais qualidade de vida.

É importante frisar também que o futuro dessas iniciativas depende, principalmente, de esforços coletivos e do engajamento de jovens na luta. É extremamente importante que estes atores conheçam os mecanismos de transformação no país e que a busca por políticas públicas melhores seja incessante.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem