Descubra o que faz um profissional de relações públicas e as possibilidades no mercado de trabalho.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 26/11/2024 06h00 Atualizado há 10 minutos
O relações públicas (RP) têm a função de analisar a organização em suas diversas dimensões e possibilidades para estabelecer planos estratégicos que transmitam a melhor mensagem e imagem da empresa. Ele é um gestor da comunicação e atua de forma estratégica nos mais diversos campos da empresa.
Esse profissional é peça-chave para uma empresa: nele são centralizadas as diferentes demandas comunicacionais que, juntas, afetam a conjuntura do negócio.
Todas essas demandas compõem a agenda do RP, que tem então o encargo de fazê-las acontecer da melhor maneira possível. Isso significa proteger, manter e/ou criar uma boa imagem através da mídia junto ao público.
Ele precisa se relacionar de forma direta e clara com o público, no sentido de estreitar relações e evitar ruídos.
As principais atividades do RP incluem:
Elaborar o plano de comunicação de uma organização
Esse pode parecer um tópico bem vasto. E, de fato, ele é.
Elaborar o plano de comunicação de uma organização não é fácil e exige dinamismo, senso crítico, responsabilidade e muito jogo de cintura.
O profissional de relações públicas tem a grande responsabilidade de delinear um plano que abarque tanto a comunicação interna quanto externas da empresa.
Por isso, é fundamental que ele tenha uma visão holística da empresa, seus valores, serviços e objetivos, e consiga transmitir isso no seu planejamento.
E isso é feito através do alinhamento do time de comunicação da empresa (publicidade, marketing, design e jornalistas). É claro que o RP não executa cada uma dessas funções e nem precisa ter conhecimentos profundos sobre elas, mas é ele quem vai conseguir que esses times trabalhem juntos em uma mesma direção.
Por fim, esses esforços resultam em ações comunicacionais, como o branding, o posicionamento em redes sociais, a criação de veículos de comunicação interna (como TV e jornal corporativo) e a forma de comunicar-se com a imprensa.
Tudo isso contribui para que a organização consiga se posicionar perante os públicos e para que os objetivos sejam cumpridos.