0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Qual a importância do Dia Internacional da Juventude?

Qual a importância do Dia Internacional da Juventude?

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente no dia 12 de Agosto desde 1999, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data marca uma celebração da representatividade jovem no processo de geração de mudanças e conscientização sobre os atuais problemas que o mundo vêm enfrentando. Todo ano, a Nações Unidas divulga um tema e incentiva a todos a realizarem atividades, eventos, projetos em torno dos ODS e da juventude.

Importância do Dia Internacional da Juventude

Mas, afinal, qual a importância dessa data e do engajamento de jovens na proposta da ONU? De acordo com a organização internacional, “os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais”. Pois, este seria o caminho para garantir que o mundo tenha um desenvolvimento sustentável nas próximas gerações. No entanto, devemos encarar o Dia Internacional da Juventude não apenas como uma celebração.

Esse marco deve ser usado para refletir como o jovem está atuando na sociedade e o que pode ser feito, para que eles assumam o protagonismo nas discussões sobre políticas, mercado de trabalho, cultura e educação. Isso acontece, a fim de ampliar a visibilidade dos ideais da juventude, e também a data dá nome a um movimento global que inspira, engaja e apoia jovens na realização das atividades incentivadas pela ONU e pelo IYD.

Leia também: Desafios da juventude brasileira no enfrentamento à crise climática

Além de ser uma oportunidade para levantar a conscientização na comunidade local ou até chamar atenção de governos para que estes apoiem e busquem soluções para problemas sociais, possibilita que os jovens influenciem outros a acreditar que todos têm o potencial para assumir o papel de agentes transformadores e impactar o mundo de maneira sustentável.

Enfim, o Dia Internacional da Juventude celebra a energia e o potencial da juventude para transformar o mundo. Uma data inspiradora para incentivar a participação ativa dos jovens na construção de um futuro mais promissor.

Fontes:

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem