A III Expo Internacional Dia da Consciência Negra é um dos maiores eventos do Brasil e do mundo no enfrentamento do preconceito racial. Em sua terceira edição, o evento será realizado entre os dias 18 a 21 de novembro, das 10h às 22h, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista.
Neste ano, a Expo tem como tema “Uma lei, muitas lutas”, em referência aos 20 anos da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). E assim como nas edições passadas, a III Expo terá palestras com convidados nacionais e internacionais e exposições temáticas, permitindo a interação com o público.
Além disso, haverá apresentações musicais todos os dias. Na programação estão incluídos shows de grandes nomes da música brasileira, como Mc Don Juan, Bom gosto, Pedindo Bis, Vanessa da Mata, Anderson Tobias, Mumuzinho, Baco Exu do Blues, além de uma feira de afroempreendedores, que oferece produtos e serviços ligados à cultura negra. E o Instituto Global Attitude (IGA), organização não governamental que atua na promoção da cidadania global, da diversidade e da inclusão, é o responsável pela curadoria do evento, ou seja, pela organização dos temas e das mesas de debate, além da gestão, contratação e acompanhamento de todos os palestrantes.
“Temos uma sociedade na qual o racismo estrutural permeia. Então, espero que a Expo continue destacando a importância da igualdade racial, celebrando a diversidade cultural e avançando na luta contra o racismo. Esse evento é uma das muitas formas de trabalhar com a educação racial, uma vez que ele possui um potencial enorme de conscientização. E como responsável pela curadoria do evento, espero que o IGA proporcione uma exposição impactante e educativa sobre a conscientização racial”, afirma Rodrigo Reis, diretor-executivo do IGA.
Serão quase 50 convidados nacionais e internacionais a palestrar, todos com um objetivo, abordar temas como educação antirracista, economia criativa, saúde mental, feminismo negro, afrofuturismo, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e têm transmissão online pelo YouTube.
Vale lembrar, que a SMRI é quem conduz a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, lançada em 2021 pela prefeitura da cidade – em uma parceria das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Educação – com o objetivo de conscientizar e estimular o engajamento da população no combate ao racismo. A SMRI é parceira do IGA na realização do evento, que faz parte das ações do Núcleo de Educação Étnico-racial (NEER), vinculado à Secretaria de Educação (SME).
Serviço:
Data: 18, 19, 20 e 21 de novembro.
Horário: das 10h às 22h.
Local: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.
Entrada: Precisa inscrição, que pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site do “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”.
Site: https://farolantirracista.sp.gov.br/
Para acessar a matéria clique aqui.