0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Geopolítica da Vacina contra o Coronavírus

Geopolítica da Vacina contra o Coronavírus

Com a atual conjuntura, ainda no momento pandêmico e sem vacina, as ações e tomadas de decisões têm acontecido, sobretudo, de modo mais ativo devido à rapidez que o momento carece. Isso, porque o nível de propagação do vírus e o surgimento de novas variantes. Apesar de um objetivo em comum nesta situação mundial, é nítido o contraste entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos na temática saúde e ciência. Em outras palavras, pontos primordiais para atingir a solução do momento nocivo global.

Tecnologia da Vacina

Os chamados países de primeiro mundo possuem um acesso elevado para o desenvolvimento da vacina, conforme podemos testemunhar. E tendo isso em vista, realizou-se eventualmente um processo de cooperação com uma grande participação desses países. Devido a isso, o avanço com a imunização contra a Covid-19 foi cada vez mais acelerado nesses países.

Quanto aos outros povos, além do insuficiente acesso às tecnologias para o desenvolvimento da vacina, têm sido um obstáculo a chegada da imunização contra o vírus e também a quantidade disponibilizada. Levando em consideração que a recomendação de cientistas da OMS, pelo menos 70% da população mundial precisa ser imunizada para assegurar o fim da pandemia e atualmente, apenas 4% da população mundial já foi vacinada.

Leia também: A contribuição da pandemia na comunicação corporativa global

Suspensão das Patentes

Um fator importante e decisivo para a atual condição, é o que tem se debatido na Organização Mundial do Comércio (OMC) quanto à suspensão de patentes das vacinas. Como resultado, as patentes regulam os direitos de propriedade intelectual, desenhos industriais, protegem as informações confidenciais, e sua suspensão temporária tem como objetivo que mais fabricantes consigam produzir vacinas em larga escala. Todavia, é uma proposta que não tem ganhado apoio, pois não se encontra um consenso entre os países membros da organização.

Dessa maneira, em virtude dos aspectos mencionados, é uma prioridade a vacinação em massa e de modo gratuito, a vacinação é uma questão de saúde pública e de direito humanitário. Também a criação de uma proposta de distribuição das vacinas que atinja esses povos em desvantagem social. Enfim, somente com solidariedade no sistema internacional, será possível superar mundialmente o vírus da Covid-19.

Fontes:

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem