0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Entendendo a história dos conflitos no Afeganistão

Entendendo a história dos conflitos no Afeganistão

A história dos conflitos no Afeganistão é antiga. Em 21 de setembro de 2001, um série de atentados terroristas ocorreram nos Estados Unidos. Certamente você se lembra do atentado terrorista às Torres Gêmeas, feito com aeronaves sequestradas, deixou 3 mil mortos. O grupo extremista Al-Qaeda assumiu o ataque, com Osama Bin Laden na liderança, logo após o caos surgir.

Com esse cenário desenhado, os Estados Unidos tinham alguns objetivos: erradicar a Al-Qaeda e capturar Osama Bin Laden, além de derrubar o regime Talibã no Afeganistão. Então, um mês depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, os EUA iniciaram um ataque aéreo no país e de certa forma alcançou seus objetivos. O Talibã saiu do poder e foi retraído, mas não parou com seus ataques – feitos de forma sazonais, na primavera.

Em fevereiro de 2020, foi feito um acordo entre o Talibã e os Estados Unidos, sem a presença do Afeganistão, que dizia que o exército americano se retiraria em cerca de 14 meses se o Talibã cumprisse algumas promessas, tais como: não deixar que outros grupos terroristas interferissem em lugares já ocupados ou que exista qualquer tipo de conflito com exércitos estrangeiros.

Leia também: O que o fluxo migratório aos Estados Unidos tem de novo

Conflitos no Afeganistão

De acordo com o G1, “A guerra do Afeganistão custou aos cofres públicos dos EUA” um valor estimado em cerca de US $2 trilhões, apontado pela agência Associated Press. Eventualmente, uma despesa difícil de justificar frente à opinião pública dos americanos. O dinheiro acabou sendo destinado para compra de equipamentos e a manutenção das tropas no exterior. Além disso, os EUA investiram cerca de US $83 bilhões no exército afegão”. Entretanto, as despesas aumentaram devido aos problemas de saúde dos soldados, além da falta de estrutura tecnológica no Afeganistão.

Segundo o Gabinete das Nações Unidas, o dobro da população afegã precisará de ajuda humanitária em comparação ao ano de 2020. Mulheres e crianças temem por seus direitos, mesmo com a tentativa do grupo de demonstrar algum tipo de mudança ao convidar mulheres para se juntarem ao governo, ainda existe muita desconfiança, principalmente por aqueles que já trabalharam para o governo afegão ou do estrangeiro também demonstram estar céticos sobre as falas de paz do grupo.

Fontes:

Deutsche Welle. Afeganistão: Como lidar com o regime talibã?: DW: 18.08.2021. 

Entenda a Guerra no Afeganistão. 

FOLHA. O fracasso dos EUA no Afeganistão e a volta do Taleban ao poder.

POR JULIA DI SPAGNA. 11 de setembro: entenda o ataque terrorista que completa 20anos.

Talibã anuncia ‘anistia geral’ e faz apelo a mulheres no Afeganistão.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem