Muitas pessoas afirmam que o mercado de trabalho em qualquer âmbito comunicacional está cada vez menor e pior.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 03/12/2024 06h00 Atualizado há 05 minutos
O mercado está em constante profissionalização, visto que é uma atividade relativamente nova, bem como aponta para mais oportunidades. Já descrevemos quais as principais atividades que profissionais de RP desempenham, mas vamos listar alguns cargos que um profissional de RP pode ocupar:
- Assessor de comunicação
- Assessor de imprensa
- Gerente de eventos
- Relacionamento com o cliente
- Comunicação institucional
- Jornalista de marca
Essas são apenas algumas opções. É claro que, como em qualquer outra profissão, o RP não desempenhará todas essas funções. Estamos apresentando possíveis campos de atuação desse profissional.
Como é o curso de relações públicas?
Grade curricular
A grade curricular do curso engloba matérias de comunicação social, gestão e administração. Essas três principais áreas são essenciais para a formação de um bom profissional e oferecem um panorama acerca do campo de conhecimento.
As matérias incluem:
- Teorias da Comunicação
- Processos de Relações Públicas
- Organização de eventos
- Comunicação organizacional
- Assessoria de comunicação
- Gestão de mídias
- Mercadologia
Duração
O curso tem duração aproximada de 4 anos e a grade é concentrada em um único período, possibilitando que se faça estágio.
Conclusão
A área de comunicação é muito vasta, e a Relações Públicas entra como um dos campos principais.
Aliando estratégia, conhecimentos sobre comunicação, economia, gestão e administração, o profissional tem uma visão holística da organização e consegue tomar as melhores decisões para a organização.
Se você gostou desta área, vale a pena conhecer mais a fundo as faculdades disponíveis e quais são mais interessantes para seus objetivos profissionais, visto que o campo de atuação é muito vasto.