A Organização das Nações Unidas lançou hoje uma campanha voltada para o engajamento político de pessoas com menos de 20 anos – representantes de metade da população mundial. Denominada “Not Too Young To Run”, ou “não tão jovem para concorrer”, a ação é pensada para que a população juvenil se interesse e participe dos processos políticos da sua cidade, estado ou país, estabelecendo uma agenda que também contemple seus interesses.
No Brasil, o cenário é exatamente esse: apesar de a população jovem do país ser a maioria entre as faixas etárias, sendo quase um terço da população brasileira, apenas 8 deputados federais tem até 25 anos, irrisórios 1,5%. O senador mais jovem tem 36 anos – e essa realidade é espelhada em Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Prefeituras país afora. No planeta, 51% são jovens, mas apenas 2% são membro de algum tipo de organização política, como parlamentos.
A idade média dos líderes mundiais, segundo a ONU, é de 62 anos – e campanha das Nações Unidas propõe virar esse jogo.
Inspirado no movimento de mesmo nome que nasceu na Nigéria, a Proposta da Not Too Young To Run propõe a assessoria de jovens que queiram se candidatar a cargos eletivos de países democráticos, buscando assim a quebra de um dos paradigmas mais tradicionais da política: “Se você é velho demais para votar, você é velho demais para concorrer”.
A ação “Not Too Young to Run”, que conta com o apoio de agências parceiras da ONU como o PNUD e a ACNUDH, já está online pelo site da ideia. Vale a pena dar uma olhada – quem sabe não seja você o próximo a mudar sua cidade, seu estado ou seu país?