0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

O acordo entre Brasil e China e seus impactos

O acordo entre Brasil e China e seus impactos

Brasil e China devem fechar pelo 25 acordos em várias áreas. Com a ajuda chinesa, o cenário econômico brasileiro pode sofrer uma grande mudança.

Ou seja, ser menos dependente do dólar pode ocasionar um fortalecimento para o Brasil na esfera mundial. É que recentemente, o Brasil assinou um acordo com a China para negociar em suas próprias moedas.

O acordo visa acelerar a internacionalização do renminbi (RMB), a moeda chinesa, e reduzir o risco de flutuações cambiais para as empresas de comércio exterior.

Em vez de usar o dólar americano como intermediário, as duas nações agora poderão negociar diretamente entre si.

Mas, como esse acordo pode beneficiar o Brasil?

É o que vamos ver a seguir. Então, continue a sua leitura!

A China

Primeiro, a China é um dos países mais inovadores e tecnológicos do mundo, oferecendo produtos de alta qualidade e baixo custo para os consumidores brasileiros, especialmente nas áreas de eletrônicos, telecomunicações e biotecnologia.

Com o acordo, as empresas brasileiras podem importar esses produtos a um preço mais baixo. Desse modo, já que não precisam se preocupar com as flutuações cambiais e com a intermediação do dólar. E segundo, esse acordo pode trazer alguns benefícios preciosos para os brasileiros.

Dentre eles, a redução de custos, aumento da liquidez, fortalecimento do relacionamento comercial e aumento do poder de barganha entre Brasil e China.

Leia também: O impacto da globalização nas finanças internacionais

Negociação

Ao negociar em suas próprias moedas, as empresas de ambos os países terão mais flexibilidade e liberdade para fazer transações comerciais.

Por fim, o acordo pode diminuir a dependência do Brasil em relação ao dólar, que é uma moeda sujeita a flutuações e sanções dos Estados Unidos.

Homens analisando investimentos devido acordos de Brasil e China

O acordo entre Brasil e China prevê transações comerciais sem o uso do dólar americano como intermediário

Ao diversificar suas reservas cambiais, o Brasil pode reduzir o impacto das flutuações do dólar em sua economia e aumentar sua independência financeira.

Você vai gostar: A reforma tributária implementada pelo G7 e as consequências para o Brasil

Vantagens

Em resumo, o acordo entre Brasil e China para negociar em suas próprias moedas é uma oportunidade importante para fortalecer a economia brasileira e aumentar sua independência financeira.

Aliás, ao reduzir a dependência do dólar e diversificar as reservas cambiais, o Brasil pode se tornar mais resistente às flutuações do mercado.

Além disso, o país seria mais competitivo no comércio internacional.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem