Mais de 50 alunos beneficiários do programa Rango Responsa participaram de uma cerimônia de encerramento do projeto, na região central da cidade.
Por Redação, IGA SP — São Paulo 11/06/2024 15h20 Atualizado há 14 minutos
Sustentabilidade, mudanças climáticas e segurança alimentar são palavras bem conhecidas para quase 50 jovens do programa Rango Responsa, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto Global Attitude.
O programa que começou no início do ano chegou ao fim nesta segunda-feira (10), com um marco importante: sendo inovador no Brasil, levando à cidade de São Paulo a posição de pioneira na implementação deste tipo de projeto.
A cerimônia de formatura contou com a presença de importantes figuras públicas e especialistas, incluindo: Tomás Covas, Coordenador de políticas para juventude da Prefeitura de São Paulo e Presidente do Conselho Municipal de Juventude de SP; Rodrigo Reis, Presidente do Instituto Global Attitude; Patricia Carletto, Diretora de Operações do Instituto Global Attitude; e Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo.
O evento recebeu cerca de 100 convidados, entre alunos e familiares, que puderam prestigiar a entrega do certificado de conclusão do curso, em um cerimonial, no Auditório da Prefeitura Municipal de São Paulo, na região central.
Durante a solenidade, a oradora da turma Anna Beatriz Araújo Paixão, da Escola Estadual Leopoldo Santana, destacou a inovação do projeto. “Desejamos que o legado de uma vida mais sustentável nos acompanhe e que possamos multiplicá-lo na cidade de São Paulo e no mundo. Aprendemos lições valiosas de perseverança, trabalho em equipe e resiliência, cada projeto e aula contribui para nos tornarmos pessoas melhores”, ressaltou.
Para Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, o curso está evitando violações ao meio ambiente e promovendo a responsabilidade. “As pessoas jovens podem ser bastante sensíveis as mensagens sobre o papel da gente no mundo, sobre as transformações que nós queremos ver no mundo. Tenho certeza que depois de passar por este ciclo de informação estarão sensibilizados nesta pauta que é tão importante.”
Tomás Covas, Coordenador de políticas para juventude da Prefeitura de São Paulo e Presidente do Conselho Municipal de Juventude de São Paulo, ressaltou a inovação do curso. “A cidade de São Paulo se orgulha em ter este projeto, pois ele capacita o jovem na área alimentar. O jovem precisa se capacitar e ir para o mercado de trabalho com muita informação, sendo uma preocupação atual da gestão do Prefeito Ricardo Nunes.”
Rodrigo Reis, fundador do Instituto Global Attitude, demonstrou a sua felicidade com o projeto Rango Responsa. “São temas complexos e desafiadores para os jovens. Foi uma jornada que envolveu visitas, aulas, diálogo e relacionamento para fazer um projeto com impacto social tão relevante. Um projeto piloto que vai expandir e transformar jovens em multiplicadores de conhecimento.”
+ conteúdos: veja a galeria de fotos