0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Robôs na coletiva: IA faz história na ONU, em Genebra

Robôs na coletiva: IA faz história na ONU, em Genebra

Que os robôs dotados de Inteligência Artificial (IA) estão ganhando mais espaço entre nós, seres-humanos, não é novidade. E incrivelmente, agora, eles irão participar de uma entrevista coletiva promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa será a primeira coletiva de imprensa da entidade a ser “comandada” por robôs, de fato, um ato histórico e sem precedentes no mundo inteiro. O evento vai acontecer durante a AI for Good Global Summit (em português: Conferência da Inteligência Artificial para o Bem).

Mas agora pense, você já imaginou que estaria vivo para ver um robô respondendo perguntas na ONU? Então, fique por dentro do que irá acontecer em Genebra, na Suíça, para a próxima conferência da ONU para não perder nada.

Inteligência Artificial

Essa será a primeira vez que robôs participarão de uma coletiva de imprensa na organização internacional. A iniciativa faz parte de um projeto piloto de IA desenvolvido pela ONU, que visa promover a inclusão digital e a igualdade de oportunidades na sociedade.

Nesse ínterim, ressalta-se que na tecnologia, a IA é a inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes.

Em suma, uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros. E esses argumentos conseguem, de certa forma, simular capacidades humanas ligadas à inteligência.

Os robôs

Com uma aparência humana quase fiel, os robôs foram programados para responder perguntas sobre temas relacionados a direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Certamente, algo muito relevante para acrescentar ao currículo de realizações da Inteligência Artificial. Nove robôs em forma humana juntos, sabatinados por jornalistas, interagindo com os profissionais.

Abaixo, veja quem são eles:

  • Beonmi, o primeiro robô humanoide de uso geral totalmente funcional;
  • Ameca, a máquina com expressões faciais extremamente realistas;
  • Geminoid, o robô gêmeo de seu criador, que é capaz de falar, cantar e dançar;
  • Ai-Da, um robô “artista”;
  • Grace, um dos exemplos mais avançados em cuidados de saúde;
  • Nadine, robô de Singapura que é um dos humanoides sociais mais realistas que existem;
  • Desdêmona, a robô cantora, vocalista da banda Jam Galaxy;
  • Sophia, que atua como embaixadora da ONU;
  • 4ne-1, um dos robôs humanoides cognitivos mais avançados do mundo.

Além disso, estarão presentes cerca de outros 40 robôs, que possuem funções diferenciadas e estarão disponíveis para execuções específicas. Sem dúvida será magnífico, pois eles irão apagar incêndios, prestar cuidados médicos e construir casas. Acredite!

Inteligência Artificial e Robôs Servindo Homem

Os robôs estão cada vez mais evoluídos

Histórico!

E para evitar uma revolução a lá Skynet, todos os criadores participarão do evento e acompanharão suas máquinas. Contudo, eles serão responsáveis por demonstrar os desempenhos aos participantes da cúpula.

A expectativa é que essa experiência seja um marco para o uso da tecnologia na comunicação e na promoção da igualdade de acesso à informação. Afinal, não é todo dia que vemos uma cena dessa.

Aliás, a UIT espera que esse evento, totalmente gratuito, mas aberto a todos mediante inscrição, mostre como a tecnologia pode ajudar a alcançar os objetivos da Agenda 2030.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem