Cerca de 86 jovens vivenciam aprendizado prático sobre biodiversidade e conscientização ambiental.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 15/10/2024 16h20 Atualizado há 15 minutos
Na última terça-feira (8), alunos do programa Empodera Juventudes tiveram a oportunidade de explorar o Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo, em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo.
O espaço verde, aos pés da Serra do Itapeti, é considerado um grande viveiro da flora e fauna nativas da Mata Atlântica. Com área de 352,3 hectares, o local é hoje ponto de referência para a comunidade científica e um referencial para a comunidade, que participa de visitas monitoradas.
Sua biodiversidade inclui 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e orquídeas, 207 espécies de aves, 62 de mamíferos e 40 de anfíbios. O Parque possui Centro de Visitantes e trilhas interpretativas.
A aula externa foi uma chance única para os jovens vivenciarem na prática os conceitos discutidos no eixo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
“O objetivo principal da visita foi proporcionar aos jovens uma experiência enriquecedora, permitindo compreender melhor a biodiversidade local e a importância da preservação ambiental”, disse Jaqueline Brito, coordenadora do programa.
O Empodera Juventudes é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Instituto Global Attitude. Oferece formação para jovens entre 15 e 24 anos, com temas como habilidades profissionais, empregabilidade e cidadania.