Acompanhe mais um capítulo da série de reportagens sobre formações.
Por Braiam Resende, com informações do MULTIVIX — IGA SP — São Paulo 04/09/2024 06h10 Atualizado há 10 minutos
A principal surpresa dessa profissão está aqui: o mercado de trabalho. Muitos acreditam que quem se forma em pedagogia está apto para atuar apenas em salas de aula, mas a história não é bem assim. A partir de agora, vamos falar um pouco de cada uma delas. Entenda!
- Empresas
Os pedagogos são peças-chave para o setor de Recursos Humanos das empresas. Esse profissional é capacitado para utilizar métodos pedagógicos dentro das empresas, desde os processos seletivos, até para a manutenção da rotina.
Na prática, isso acontece da seguinte forma: processos capacitação dos colaboradores, treinamentos, palestras, dinâmicas e metodologias de aprendizagens.
Esta área tem tido um grande crescimento, pois as empresas estão adotando métodos mais humanizados e focados no desenvolvimento dos colaboradores, ou seja, a demanda pelos pedagogos neste tipo de atuação é grande.
- Hospitais, Consultórios e Centros Médicos
Pode até parecer estranho ver esse item aqui, mas a área de Pedagogia oferece possibilidades que muitos sequer conhecem.
A atuação no ambiente hospitalar acontece em conjunto com os profissionais da saúde. Aqui, você poderá trabalhar em atividades ligadas a neuropsicopedaogia, por exemplo.
Normalmente, o pedagogo trabalha com pacientes que tiverem algum problema neurológico sério e, principalmente, crianças, em situações de reabilitação.
- Psicopedagogia
Esse caso é bem parecido com o cenário mostrado no item anterior. A diferença é que, aqui, o pedagogo atua diretamente com o profissional de Psicologia.
O trabalho da Psicopedagogia consiste em analisar e otimizar os processos de aprendizagem em todos os seus formatos e etapas.
Na prática, esse tipo de trabalho é muito comum durante tratamentos psicológicos, como por exemplo, para pacientes com dificuldades de aprendizagem.
- Acadêmico
Os pedagogos também estão aptos para serem cientistas – assim como todas as profissionais de nível superior.
No universo acadêmico, o profissional formado na faculdade de Pedagogia poderá atuar como pesquisador, realizando estudos, inovações e descobertas, com intuito de ajudar no desenvolvimento da área.
Além disso, após a conclusão de pós-graduação, mestrado e doutorado, esse profissional também pode ministrar aulas nas faculdades e se engana quem pensa que essa possibilidade se limita ao curso de Pedagogia.
A Pedagogia é fundamental para várias áreas de formação e esse professor, será requisitado nos mais diversos tipos de cursos e conteúdos.
- Instituições de ensino
E por último (mas não menos importante), destacamos a atuação mais comum da Pedagogia: as instituições de ensino. Esse profissional pode atuar tanto na sala de aula como professores das séries de ensino básico, quanto na administração escolar.
As salas de aula são o objetivo da grande maioria de candidatos que optam pela Graduação de Pedagogia e não é por menos, afinal, a profissão é importante para toda a sociedade.
Caso você queira seguir essa carreira, saiba que um caminho cheio de surpresas te espera. Isso, porque o professor terá que lidar com uma diversidade de alunos e situações, o tédio é um sentimento que não existe por aqui.