Sejam todos muito bem vindos ao programa Praças da Cultura!
O Praças da Cultura é um programa da Prefeitura de São Paulo, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Global Attitude, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura nas regiões periféricas da cidade. O projeto leva apresentações culturais e espetáculos gratuitos para praças públicas, oferecendo uma programação diversificada e inclusiva.
Com ações que acontecem todos os finais de semana, o “Praças da Cultura” transforma os espaços públicos em palcos abertos, valorizando artistas locais e proporcionando cultura, lazer e entretenimento para toda a comunidade, especialmente em territórios com menor oferta cultural.
1. Registro no Banco de Dados
Serão selecionados artistas que se enquadrem dentro das linguagens contempladas pelo projeto e que possuam coerência com o plano de trabalho. Também serão avaliados todos os documentos necessários para realizar a contratação.
Os artistas selecionados serão convidados para cumprir a programação dos meses de fevereiro, março e abril de 2025, e serão contatos pelo curador artístico com prazo suficiente para programar a agenda, emitir o contrato e recebê-lo devidamente assinado. Caso os documentos e/ou requisitos mínimos estejam fora de regularidade, o registro no banco de dados não será efetivado.
2. Linguagens Contempladas
- Artes Cênicas
- Música
- Dança
- Literatura
- Artes Integradas
- Contação de História
3. Requisitos Mínimos
- Candidato deve possuir 18 anos ou mais.
- Candidato deve residir em um dos 96 distritos da cidade de São Paulo.
- Candidato deve se enquadrar às linguagens contempladas.
- Candidato deve providenciar todos os documentos pessoais dos artistas e mídia kit completo.
- Candidato deve possuir representação de uma Pessoa Jurídica (CNPJ).
- O CNAE do representante legal deve condizer com a atividade exercida.
- Todos os documentos jurídicos devem estar em dia e regularizados.
- Cartão CNPJ.
- CADIN.
- Ficha de Dados Cadastrais (FDC – CCM).
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais.
- Para os selecionados, a apresentação só será confirmada com assinatura do contrato dentro do prazo estipulado pela Curadoria, que antecede a data da apresentação.
- É imprescindível o cumprimento do horário de chegada ao local (1 hora de antecedência) de todos os integrantes do grupo para evitar imprevistos, ou ter agilidade para sanar qualquer eventual problema. Dia de produção muita coisa pode acontecer.
4. Programação e contato
O público poderá acompanhar todas as novidades e a agenda dos eventos por meio do site da SMC, das redes sociais do Instituto Global Attitude, além do perfil oficial do Praças da Cultura no Instagram. O email do programa é pracasdacultura@globalattitude.org.br.
5. Importante
O cadastro artístico é o primeiro passo para participar do projeto Praças da Cultura. De acordo com a Lei 13.709/18 (LGPD – Lei Geral de Proteção aos Dados) Esses dados serão utilizados apenas para finalidade de criar atrações artísticas, bem como fazer toda a gestão de cada evento pela cidade de São Paulo. A comunicação deve ser eficiente entre a nossa produção e a produção do artista, a fim de evitar qualquer ruído.
6. Formulário de Inscrição
Artistas, grupos e coletivos culturais interessados em se apresentar no programa em 2025 podem enviar os seus projetos através do formulário: https://abrir.link/jcGyn