0 Loading...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Advogar causas hoje em dia: como defender suas ideias e ideais sem agredir

Advogar causas hoje em dia: como defender suas ideias e ideais sem agredir

Vivemos uma época bélica, a dita era do extremismo, repleta de Fake News e sem nenhuma hierarquia da informação, o tio da WhatsApp tem o mesmo valor que o cientista.

O que acontece é que nossa estratégia de diálogo está errada, tentamos mostrar aos outros que estamos certos, esquecendo que todos se acham donos da verdade, inclusive nosso interlocutor.

O nome desse efeito é paradigma de dominação, por culpa dele precisamos mostrar que outro está errado, pois só assim estaremos certos, rotulando o outro lado como inimigo recebemos o mesmo tratamento 

Essa estratégia inevitavelmente leva a um ciclo vicioso, tornando a solução diplomática impossível e leva inevitavelmente ao agravamento das relações. Isso também frequentemente resulta em uma tendência de reduzir os motivos mais complexos de um adversário à simples promoção do mal puro ou burrice.

A única forma de quebrar o ciclo de ódio é iniciar outro ciclo, de tolerância e respeito, isso não significa concordar com o outro, mas estar disposto a conversar, reconhecer que pode estar errado e ter um diálogo amigável.

Por exemplo, certa vez Leonard Edward Read, economista e escritor, recebeu uma carta de um sindicalista, alguém totalmente contrário à suas posições, atacando um artigo escrito por Read e o próprio Read, segundo esse mesmo.

Ele poderia ter ignorado ou respondido com ofensas, mas a estratégia tomada foi escrever uma carta explicando ponto a ponto suas ideias, o resultado foi que o sindicalista respondeu com uma carta, se desculpando pelas ofensas e iniciando um diálogo amigável através da troca mensal de cartas. 

O que fez a postura do sindicalista mudar, inclusive passando a concordar com certos pontos de Read, foi encontrar alguém disposto a dialogar no lugar de um inimigo com armas em mão, como ele esperava.

Não é uma tarefa fácil, muitas vezes é necessário engolir alguns sapos, mas o primeiro passo para dialogar e lembrar que do outro lado existe um ser humano como você, com sentimentos, experiências e necessidades próprias, não se trata só de impor sua verdade, se trata de como a sua verdade vai afetar a vida dele, talvez seja necessário fazer mudanças na sua verdade, e não há nada de errado com isso, é apenas um sinal de maturidade.

Blog

Posts Relacionados

Contact Close

Connect With Us

Send a message