Os encontros buscam incentivar a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural e o pensamento crítico.
Por Redação, IGA SP — São Paulo 20/05/2024 16h13 Atualizado há 15 minutos
Terminou na última sexta-feira (17), a visita de 320 alunos, de 15 territórios, do programa Empodera Juventudes, aos espaços culturais de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. O passeio integra o eixo formação cidadã e tem como objetivo aproximar os alunos de metodologias práticas de aprendizagem, que tiveram em sala de aula.
O projeto é promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Instituto Global Attitude.
No MUVE, o Museu de Vivências Educacionais, os jovens conheceram o acervo histórico da cidade, com fotos da fundação até os dias atuais. Já no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, foi o momento de reverenciar a memória dos expedicionários e sua participação na 2ª Grande Guerra Mundial.
“Esses momentos são únicos para nossos alunos. Resgatar a história é permitir que as novas gerações não vivam sob o anonimato”, disse Jaqueline Brito, coordenadora do Empodera Juventudes.
Por questão de limitação de espaço, as visitas técnicas foram divididas em quatro dias, permitindo que os grupos ficassem menores, retendo a atenção dos participantes. Os bairros que estiveram no encontro foram: Centro, Botujuru, Braz cubas, Cezar de Souza, Jardim Layr, Jundiapeba 1 e 2, Varinhas, Rodeio, Taboão, Taiaçupeba, Vilas Brasileira, Natal e Industrial.
O Empodera Juventudes está na quarta edição e já formou mais de 500 jovens, de 20 bairros da cidade.
+ conteúdos: veja a galeria de fotos