Jayathma Wickramanayake, jovem do Sri Lanka, foi indicada na terça-feira pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, como sua próxima enviada especial para a juventude. Ela sucederá Ahmad Alhendawi, da Jordânia, no papel de trazer a ONU para mais perto das necessidades e direitos dos jovens de todo o mundo.
Atualmente com 26 anos de idade, Jayathma é graduada em Ciência e atualmente cursa mestrado em Desenvolvimento – ambos pela University of Colombo, na capital do seu país.
Tendo representado e motivado o desenvolvimento da juventude global nos últimos cinco anos, em especial através de iniciativas das Nações Unidas como O Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, Jayathma também se destacou pela atuação a nível nacional através da criação do grande movimento para o engajamento politico e civil da juventude, entitulado “Hashtag Generation”.
No seu país de origem, ela atuou também como oficial de Serviços Administrativos, Assistente do Secretário-Geral do Parlamento, Ministra para Assuntos da Juventude e Senadora no Parlamento Jovem.
Sua nova posição tem o objetivo de expandir o engajamento da juventude nos quatro pilares de trabalho da ONU – desenvolvimento sustentável, direitos humanos, paz e segurança, e ação humanitária –, além de garantir que os jovens tenham suas perspectivas refletidas na agenda do Secretário-Geral.
Saiba mais sobre as diversas oportunidades para a juventude oferecidas pelo Instituto Global Attitude através do programa Diplomacia Civil.
Para mais informações sobre a notícia, leia o link oficial no site da ONU.