A princípio, é importante entender do que se trata o Environmental, Social and Governance (ESG), e qual sua relação com as empresas, para que assim possa haver uma melhor compreensão de seus efeitos dentro das companhias. O ESG possui um significado para cada uma das iniciais, que juntas formam o todo. Neste caso, o “E” representa o meio ambiente, como a empresa lida com o movimento sustentável, e como suas ações impactam no sistema ambiental. O “S” representa o social, que em um primeiro momento, pode não parecer tão importante, mas tem consequências futuras. Afinal, cada vez mais a maneira como uma empresa promove sua cultura e valores também reflete diretamente na população. Por fim, o “G” representa a governança, que possui como princípio dois critérios fundamentais: prezar sempre a transparência e sempre o melhor da empresa. Além disso, cuidar do sistema de controle interno, tomando medidas efetivas.
Contudo, com o passar dos anos, o meio ambiente tem ganhado um papel cada vez mais relevante, sendo que nos dias de hoje, é possível vê-lo como um portfólio do mercado de capital e para isso é necessário o ajuste da sustentabilidade para os critérios ESG.
Dessa forma, fazendo com que investidores procurem empresas que possuem um compromisso com o movimento sustentável, pois o que torna isso tão importante para as empresas é o fato de muitos países decidirem se industrializar primeiro e deixar o meio ambiente como segundo plano, gerando por consequência um planeta ausente de florestas, e altos índices de desmatamento, que acabam liberando gases no efeito estufa; causando o desequilíbrio ambiental.
ESG das Empresas
Logo, muitas empresas acabam aderindo aos critérios norteadores da ESG como parte do sistema. E, para que assim não haja a perda em massa de grandes investidores, para não perder espaço competitivo no mercado. E, sobretudo, para adquirir os holofotes daqueles perante os que decidem não aderir ao que foi solicitado.
Portanto, nota-se que atualmente o número de empresas que estão levando em consideração os dados coletados pelo Environmental, Social, and Governance (ESG), no momento de realizar um investimento de risco, cresceram bastante. Com isso, muitas empresas esperam que a ESG mostre aos investidores algo que tenha um retorno financeiro. Em síntese, ao mesmo tempo que contribua para o desenvolvimento sustentável, a longo-prazo.
Leia também: Comércio Internacional e Sustentabilidade, uma análise sobre o filme: “O Menino que Descobriu o Vento”
Fontes:
- SPHERA Spark. The importancy of ESG. Acesso em> 06/06/2021.