Dando o pontapé inicial na jornada da educação, vários profissionais receberam atualização profissional em um treinamento com palestras e eventos.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 26/08/2024 14h20 Atualizado há 30 minutos
Nas últimas semanas, Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, foi palco da formação dos profissionais que irão ministrar as aulas do Projeto Empodera Juventudes, um curso que chega à sua 5ª edição, com o objetivo de fortalecer o projeto de vida de jovens, prepará-los para o mercado de trabalho e formar cidadãos conscientes.
“Foi um momento muito especial para todos nós que estamos no dia a dia com os alunos, pois a cada edição estamos aprimorando nossas abordagens, metodologias e construindo um projeto sólido”, afirmou Jaqueline Brito, coordenadora do curso.
O Empodera Juventudes é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e o Instituto Global Attitude (IGA). O programa prepara uma geração de cidadãos e profissionais, atendendo jovens de diferentes regiões do município.
O curso, com carga horária total de 126 horas, será realizado em 42 dias de aulas presenciais, além de atividades externas. As reuniões ocorrerão três vezes por semana, nos períodos da manhã, tarde ou noite, conforme a escolha do aluno e a disponibilidade de vagas. As aulas estão previstas para iniciar no dia 26 de agosto e serão ministradas em nove bairros mogianos: Biritiba Ussu, Botujuru, Brás Cubas, Centro, César de Sousa, Conjunto Jefferson, Conjunto Santo Ângelo, Jardim Camila, Jundiapeba e Vila Brasileira.
A formação dos profissionais contou com diversos palestrantes renomados, compartilhando seus conhecimentos, como Amanda Alves do Amaral, que abordou o tema “A importância da leitura e o impacto dela na sociedade”, Leila Miranda, que abordou o tema “A transformação do mercado de trabalho no século 21”, Janaina Ferreira, que conduziu a formação com o tema “É possível viver de forma sustentável?”, Gustavo Costa, com o tema “A importância do autoconhecimento no desenvolvimento de um projeto de vida”, Marinete Pereira, com o tema “Participação e Democracia”, e, por fim, Erika Lima com “A saúde mental e práticas educativas”.
Metodologias de Ensino
O curso é dividido em duas fases principais:
- Formação Geral: Nesta fase, os alunos aprenderão sobre cidadania, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e habilidades comportamentais, focando em como lidar com o ambiente de trabalho e consigo mesmos.
- Formação Específica: Esta fase é voltada para a prática do mundo do trabalho, vida e comunidade. Os jovens terão a oportunidade de se conectar com empresas e empreendedores locais, além de participar de exercícios de autonomia, protagonismo e convivência. Haverá também orientação profissional e vocacional.
O Empodera Juventudes se consolida como um projeto essencial para o desenvolvimento dos jovens de Mogi das Cruzes, oferecendo uma formação robusta e abrangente que, visa não apenas a inserção no mercado de trabalho, mas também a construção de uma cidadania ativa e consciente.