A filiação reconhece o Instituto como parceiro dedicado ao desenvolvimento sustentável.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 18/07/2024 14h40 Atualizado há 20 minutos
Iniciativas que colaboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um dos pilares de ações que o Instituto Global Attitude (IGA) desenvolve, em meio a diversas frentes de trabalho. O reconhecimento foi celebrado nesta quinta-feira (18), por meio de uma aprovação do IGA, como membro da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A organização está presente em 144 países e conta com apenas 1.700 integrantes.
“Estar presente neste grupo reconhece nossa legitimidade na atuação em defesa dos 17 itens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao qual permite a busca por um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, afirmou Rodrigo Reis, presidente do Global Attitude.
A rede criada pela ONU tem por objetivo mobilizar experiência, conhecimento, recursos, sociedade civil, empresas e governos para a promoção de 17 objetivos. A inclusão do Instituto Global Attitude é uma oportunidade para fortalecer suas ações e ampliar o impacto de suas iniciativas.
Benefícios da filiação
O Instituto Global Attitude terá acesso privilegiado à plataforma de comunicação on-line SDSN Mobilize. Este sistema permite que os membros identifiquem e conectem-se com especialistas em desenvolvimento sustentável ao redor do mundo, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, promoção de atividades e eventos e, por fim, a prospecção de financiamento e colaboração para a implementação de projetos sustentáveis.
Os 17 itens do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1 – Erradicação da pobreza – Divulgar sobretudo oportunidades de cursos gratuitos oferecidos por instituições.
2 – Fome Zero – Incentivar programas de educação alimentar e monitorar a merenda escolar.
3 – Boa saúde e bem estar – Participar eventualmente de campanhas de prevenção de doenças e combate a epidemias.
4 – Educação de qualidade – Apoiar programas de educação, capacitação e inclusão digital de crianças e jovens.
5 – Igualdade de gênero – Criar oportunidades de inserção das mulheres em atividades consideradas masculinas.
6 – Água limpa e saneamento – Apoiar programas de acesso a água e saneamento básico para todos.
7 – Energia acessível e limpa – Realizar todavia campanhas de consumo consciente de energia elétrica.
8 – Emprego digno e crescimento econômico – Apoiar ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Disseminar e apoiar instituições que provem cursos gratuitos na área de inovação e tecnologia.
10 – Redução das desigualdades – Promover antes de tudo a inclusão de pessoas com deficiência.
11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Participar de programas de estímulo a reciclagem e reutilização de materiais.
12 – Consumo e produção responsáveis – Apoiar a geração alternativa de renda através do consumo de produtos de cooperativas.
13 – Combate às alterações climáticas – Dar preferência a produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente responsáveis.
14 – Vida debaixo d’água – Apoiar programas que visam ao mesmo tempo proteger, recuperar e desenvolver a vida nos oceanos.
15 – Vida sobre a terra – Apoiar instituições que promovam o uso sustentável do planeta por meio de ações de combate a poluição ambiental.
16 – Paz, justiça e instituições fortes – Incentivar instituições que trabalham em prol do desenvolvimento infantil.
17 – Parcerias em prol das metas – Participar de programas de parcerias para a inclusão digital da população menos favorecidas.