0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Na era digital até as simulações tem que se reinventar!

Na era digital até as simulações tem que se reinventar!

Um dos grandes desafios da ONU em seus quase 76 anos de fundação é transformar os temas que compõe sua agenda em soluções factíveis, escaláveis e acessíveis para os principais problemas que assolam a humanidade. Obviamente que essa é uma missão que, com maiores ou menores sucessos, nunca sai do espírito das resoluções de suas instituições. Porém, no que depender de alunos do Ensino Médio, a ONU não está sozinha nessa.

Agregando nesses debates temos o Brazil Model United Nations, ou BRAMUN – um evento de simulação das Nações Unidas, organizado por alunos de vinte uma escolas internacionais do Brasil, supervisionados por um professor dessas escolas em sede rotativa e com apoio logístico do Instituto Global Attitude – que busca colocar centenas de alunos no papel de diplomatas para debater, em 11 comitês, temáticas atuais e históricas.

Depois de um ano difícil, em que o evento teve de ser cancelado, a solução foi sediar de maneira online o evento e, com isso, tentar transformar essa atividade acadêmica e social, que usualmente demanda altas trocas presenciais, em uma experiência igualmente enriquecedora e, porque não, divertida, através da internet.

Liderados pela aluna Michelle Gusmão, Secretária-Geral, e por Pedro De Marchi, Diretor de Operações do evento, a 19ª edição ocorreu entre os dias 24 e 27 de março de 2021 e reuniu pouco mais de 200 alunos nos seguintes comitês: Conselho Econômico e Social, Comitê Político, Conselho de Direitos Humanos, Conselho de Segurança, Conselho de Segurança Histórico, Comitê de Cibersegurança da ONU, Corporação Financeira Internacional, Julgamento das Bruxas de Salém, Gabinete Duplo da Segunda Guerra Mundial – Churchill e Roosevelt -, além do Comitê de Imprensa.

As quase 18 horas de debate, em três dias, ofereceram momentos memoráveis para esses delegados – mas com tamanha carga de debate, foi a BRAMUN Cup que roubou as maiores risadas e integração dos nossos participantes. Entre o Show de Talentos e o Knowledge Bowl, cada vitória ajudava eles a colocarem seu comitê no panteão dos vencedores dessa vasta tradição do evento.

Fora dos comitês, a gente também estava preocupado em atender eles por meio de três pilares: 1 – ferramentas para melhorar o debate, 2 – bem estar e 3 – caminhos para o futuro acadêmico. Desta forma, além do tradicional, a Global Attitude trouxe pílulas diárias com alongamento e exercícios para que, depois de tantas horas na frente do computador os participantes não ficassem com dor, trouxe também Laboratórios Diplomáticos sobre Negociação Internacionais e Política Externa, e por fim, junto dos nossos patrocinadores, oferecemos masterclasses que iam desde Soft Skills até como preencher applications para universidades no exterior.

Com 32 horas de programação, muitos sorrisos no rosto, aquele cansaço bom de missão cumprida, novos amigos e um novo time para sediar o evento em 2022, o BRAMUN já deixa saudade.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem