Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente (em inglês World Environment Day) certamente é o maior evento anual das Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o planeta. Apesar de ter sido criado em 1972 pela Assembleia Geral da ONU, o que também remonta à Conferência de Estocolmo, a primeira celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorreu apenas em 1974 sob o lema ‘Só Uma Terra’. Desde então, mais de cem países já se juntaram as celebrações da ONU, organizando eventos e semanas de discussão ligados às questões ambientais.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), uma das principais organizações dentro do sistema da ONU ligado a agenda internacional sobre o meio ambiente, é responsável por organizar anualmente os eventos e comemorações para o Dia Mundial do Meio Ambiente primordialmente. Enquanto uma das principais autoridade ambientais globais, o PNUMA incentiva a conscientização e a ação mundial para a proteção do meio ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente
As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente são atribuídas anualmente a um país, o qual é incumbido tanto de sediar o evento, quanto de fornecer uma plataforma para discutir a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2019, a China foi a responsável pela organização, seguindo a temática de poluição do ar. Posteriormente, já em 2020, as responsabilidades foram dadas a Colômbia em parceria com a Alemanha, sob o tema da conservação da biodiversidade. As comemorações de 2021, por sua vez, serão comandadas pelo Paquistão com o tema de restauração de ecossistemas. Aliás, a data também marcará o lançamento formal da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Interessante notar que o término da década coincide com o prazo final para o alcance da Agenda 2030 e dos ODS.
Nos últimos anos o país do sudeste asiático tem se destacado pelos ambiciosos esforços de reflorestamento. Por meio do projeto ‘Tsunami de 10 bilhões de Árvores’, lançado em 2014, o Governo do Paquistão deu início a agenda verde do país, criando uma plataforma de mudança em direção ao crescimento e desenvolvimento sustentável (Klan, 2021). O projeto ‘Tsunami de 10 bilhões de Árvores’ propôs expandir e restaurar as florestas do país ao longo de 5 anos, incluindo a restauração de manguezais e florestas, assim como o plantio de árvores em ambientes urbanos, incluindo escolas, universidades, parques públicos e cinturões verdes. A recuperação verde do país também conta com o Fundo de Restauração de Ecossistemas e a Iniciativa de Áreas Protegidas.
A Escolha
O Fundo de Restauração de Ecossistemas propõe a criação de empregos verdes, apoio a soluções baseadas na natureza para combater as mudanças climáticas e projetos que promovam a conservação da biodiversidade. Por outro lado, a Iniciativa de Áreas Protegidas abrange o desenvolvimento de 15 modelos de áreas protegidas no Paquistão visando conservar mais de 7.300 quilômetros quadrados de área terrestre e criar mais de 5.500 empregos verdes. Ambas as iniciativas desenvolveram-se sob a liderança de Imran Khan, do Primeiro-Ministro do Paquistão (Zandonai, 2021). Desde que assumiu o governo do país Khan se comprometeu com a questão ambiental, buscando fazer com que o Paquistão assumisse um papel de liderança na agenda ambiental internacional.
Ser escolhido para sediar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente é, de certo, um reconhecimento dos esforços do país nas questões ambientais. Segundo Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA, “o Paquistão tem demonstrado uma liderança real nos esforços para restaurar as florestas do país. Estamos gratos por seu compromisso de sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2021” (Zandonai, 2021). Como resultado, esse compromisso acabou não sendo alterado frente a crise do COVID-19.
Meio Ambiente Em Foco
Apesar dos impactos da pandemia no país, o Paquistão não diminuiu os estímulos a sua proposta de desenvolvimento sustentável. Muito pelo contrário. A proposta de retomada da economia apresentada pelo governo do país foca em dois objetivos: proteger a natureza e criar empregos verdes. Em suma, os empregos verdes são “aqueles que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que, em última análise, sejam sustentáveis”, podem ser “trabalhos nas áreas agrícola, industrial, dos serviços e da administração que contribuem para a preservação ou restauração da qualidade ambienta” (PNUMA; OIT; OIE; CSI, 2008, p. 5).
Diversas organizações internacionais, como a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ONU e PNUMA, tem promovido empregos verdes e as soluções baseadas na natureza como meios a serem seguidos pelos países no pós-pandemia. As soluções baseadas na natureza (em inglês Nature Based Solutions) são práticas sustentáveis, inspiradas no funcionamento natural do meio ambiente. De acordo com o WRI Brasil (2019) as soluções baseadas na natureza podem incluir ações de “restauração e conservação de ecossistemas, serviços de adaptação climática, infraestrutura natural, gerenciamento de recursos naturais”.
Ambas propostas também fazem parte da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, a qual representa um pedido de proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, tanto para o benefício das pessoas quanto para os da natureza. Enfim, ao instaurar a Década, a ONU faz um pedido para os países se alinharem com uma retomada verde, buscando desenvolver ecossistemas saudáveis, adotando medidas contra as mudanças climáticas e a favor de ações em prol da biodiversidade (World Environment Day, 2021).
E por fim, para saber mais sobre as ações da ONU relacionadas a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, acesse o site clicando aqui.
Fontes:
- Khan, M. A. A. (12 Fevereiro 2021) How Pakistan is aiming for a green recovery from the pandemic. World Economic Forum. Acesso em: 20 maio 2021.
- NUMA; OIT; OIE; CSI. (2008). Empregos verdes: rumo ao Trabalho Decente em um mundo sustentável e com baixas emissões de caborno. Acesso em: 21 maio 2021.
- UN General Assembly. A/RES/73/284 – Resolution adopted by the General Assembly on 1 March 2019: United Nations Decade on Ecosystem Restoration (2021–2030). Acesso em: 20 maio 2021.
- World Environment Day (2021). Guia Prático para a restauração de ecossistemas. Acesso em: 21 maio 2021.
- WRI Brasil. (22 outubro 2019). Como soluções baseadas na natureza podem preparar as cidades para a mudança do clima. Acesso em: 21 maio 2021.
- Zandonai, R. (23 Fevereiro 2021). Paquistão sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021. Nações Unidas – Brasil. Acesso em: 20 maio 2021.