Acontece nos dias 15 e 16 de junho o Leaders Summit. O evento produzido pelo Pacto Global da ONU reúne dezenas de líderes internacionais e está aceitando inscrições de todos os interessados. Como signatário do Pacto Global, o Instituto Global Attitude recebeu o convite para estar representado durante o fórum de discussão, que ocorre virtualmente em decorrência da pandemia de COVID-19.
O que é o Leaders Summit?
O Leaders Summit é uma oportunidade de empresários, representantes de governos e da sociedade civil e organizações internacionais discutirem temas que atravessam os princípios com os quais as empresas que assinam e apoiam o Pacto Global se comprometem a seguir. Como parte das Nações Unidas, essa rede formada por empresas de todos os tamanhos recebe as ferramentas necessárias para transformar as metas globais de sustentabilidade em estratégias de negócios.
Esse ano, quando comemora-se o vigésimo aniversário do evento, o foco está na discussão de como o setor privado pode ajudar na recuperação de países e comunidades após a pandemia de COVID-19.
“Recover better, recover stronger, recover together”
É o tema principal do fórum e compõe o título da palestra que será dada por Al Gore no primeiro dia.
Além desse ilustre palestrante, outras personalidades também terão a oportunidade de trazer palavras importantes, desafiadoras e inspiradoras para aqueles que participarem do evento.
Como fazer parte do Pacto Global?
Para ser membro do Pacto Global, as empresas e organizações precisam se comprometer com 10 princípios que giram em torno dos temas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. São eles:
- RESPEITAR e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência;
- ASSEGURAR a não participação da empresa em violações dos direitos humanos;
- APOIAR a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiv;
- ELIMINAR todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
- ERRADICAR todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva;
- ESTIMULAR práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego;
- ASSUMIR PRÁTICAS que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais;
- DESENVOLVER iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental;
- INCENTIVAR o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis;
- COMBATER a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e o suborno.
Além desses princípios que são centrais, o setor privado também se compromete em ajudar na aceleração do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Como participar do Leaders Summit?
Normalmente, o Leaders Summit tem um perfil mais exclusivo, com uma alta taxa de inscrição. O que acontecerá de maneira virtual nos dia 15 e 16 de junho será uma incrível oportunidade não apenas de estar inserido em um ambiente internacional, mas, também de ouvir diretamente a fala de personalidades como os já supracitados palestrantes confirmados.
A programação é não apenas extensa como intensa e não apenas abrangente como relevante. Para saber mais, acesse aqui a agenda.
Recomendamos que a inscrição seja feita o quanto antes, uma vez que falta menos de uma semana pois há alguns passos para garantir que irá se familiarizar com a plataforma onde a conferência irá acontecer, além da sua participação com um perfil bem construído para aproveitar a oportunidade de fazer networking. Faça aqui sua inscrição!