Com a frase “neste momento uma mulher é calada” o evento trouxe mensagens de apoio às vítimas de violência doméstica.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 28/08/2024 15h00 Atualizado há 30 minutos
Neste último fim de semana, nos dias 24 e 25 de agosto, o Praças da Cultura tomou conta das praças do Jabaquara, tradicional bairro da zona sul de São Paulo. Nem mesmo as baixas temperaturas impediram a comunidade local de prestigiar o evento, que ofereceu uma programação diversificada e gratuita para todas as idades.
Dentre as atrações, destacou-se a peça teatral que abordou, de forma sensível, a questão da violência doméstica. A apresentação, que emocionou a plateia, reforçou a importância da conscientização sobre o tema e os recursos disponíveis para apoio às vítimas.
Três a cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, de acordo com a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV).
Além da peça, o evento trouxe apresentações musicais dos mais variados estilos. A dança também marcou presença nos espaços públicos com cerimônias que encantaram os participantes.
“Estou muito feliz em ver tanta animação aqui na rua da minha casa. É a oportunidade que temos de assistirmos espetáculos tão bonitos”, disse Maria Terezinha dos Santos, moradora da região, há 34 anos.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, junto ao Instituto Global Attitude, que, além de proporcionar o acesso à cultura de qualidade, fortalece os laços de convívio entre os membros da comunidade local.