A ação faz parte da matéria mundo do trabalho, um dos eixos da grade curricular do projeto promovido pelo Instituto Global Attitude.
Por Braiam Resende, IGA Juiz de Fora — Minas Gerais 19/11/2024 11h38 Atualizado há 12 minutos
Uma comissão de alunos do programa Escola de Líderes aprendeu temas importantes, nesta última segunda-feira (11), sobre as startups. O modelo de negócio é inovador e atua em mercados não explorados ou com pouca oferta. A oficina foi ministrada pelo Speed Idea, um núcleo de ideação e modelagem de negócios do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), da Universidade de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
O programa tem como objetivo ajudar empreendedores a desenvolver novas ideias de negócio, estimulando a inovação e o empreendedorismo.
A Speed Idea é um evento interativo que aborda temas como empreendedorismo e inovação de forma prática. O núcleo é aberto a todos que queiram ingressar no mundo do empreendedorismo, ou que já tenham uma ideia inovadora e queiram orientação.
Durante a oficina, foram abordados tópicos como: desmistificação do processo de ideação, explicação do processo de ideação, importância de aperfeiçoar e validar sonhos.
O CRITT também oferece outros programas para empreendedores, como o SPEEDLAB, que ajuda a tirar ideias do papel, e a incubadora de empresas para empresas em fase inicial.
“É mais uma etapa importante para o curso, pois é neste momento que os estudantes entendem os processos que envolvem a criação de um negócio, do nascimento até a maturidade”, disse Rafael Lessa, coordenador do projeto.
O Escola de Líderes é uma iniciativa do Instituto Global Attitude e tem por objetivo a qualificação social e profissional de jovens de baixa renda, entre 18 e 29 anos, nas habilidades essenciais de liderança e gestão. Além disso, o projeto fortalece os conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da cidadania, a fim que jovens sejam agentes de transformação em sua própria região por meio de uma preparação para o mundo do trabalho e conhecimentos relevantes para organizar sua trajetória profissional.
“O objetivo desta aula externa é proporcionar aos jovens a experiência de vivenciar o contato com o mercado de trabalho, oportunidades e trabalhadores”, ressalta Lessa.