O som das batucadas e o ritmo vibrante das periferias tomaram conta do Centro Cultural Tendal da Lapa durante o Festival Bateria Nota 10 da Várzea, uma iniciativa que valoriza as expressões culturais das comunidades e o talento das baterias ligadas ao futebol amador da capital.
O evento integra o projeto DiverCidade, executado pelo Instituto Global Attitude (IGA), que tem como propósito democratizar o acesso à arte e à cultura em São Paulo, levando festivais gratuitos para todas as regiões da cidade.
Com uma programação envolvente e participações de grupos musicais representativos da cultura popular, o festival promoveu a valorização das manifestações artísticas que nascem nas periferias e se expandem como símbolo de identidade, resistência e pertencimento.
Mais do que um evento musical, o Festival Bateria Nota 10 da Várzea reforça o compromisso do IGA em promover políticas culturais inclusivas, que fortalecem artistas locais, geram oportunidades e reconhecem o papel transformador da cultura nas comunidades.
A iniciativa é parte de um conjunto de ações que compõem o DiverCidade, projeto que tem levado experiências culturais diversificadas para o público paulistano ao longo de 2025 — sempre com o olhar voltado para o protagonismo das periferias e a valorização da produção artística local.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto reafirma a importância de investir em ações culturais que conectam, inspiram e transformam realidades.
O Festival Bateria Nota 10 da Várzea é um verdadeiro retrato da potência criativa que pulsa nas comunidades e mais uma prova de que a arte, quando acessível a todos, é capaz de unir pessoas, celebrar identidades e transformar cidades.
