Por Redação, IGA SP, com informações da Holu — São Paulo — 03/07/2024 08h03 Atualizado há 20 minutos
Para saber como lidar com as emoções no ambiente de trabalho, é necessário entender como cada uma delas funciona e as orientações para usá-las da maneira correta no ambiente corporativo.
Todos nós já passamos por situações que serviram como um teste para nosso comportamento e gerenciamento de sentimentos, por isso é importante saber como lidar com as emoções no ambiente de trabalho.
Sabe quando o projeto que você trabalhou muito é cancelado pertinho do seu lançamento? Quando você tem um problema pessoal que afeta o seu trabalho e não sabe como falar com seu chefe? Ou quando seu melhor amigo do trabalho é desligado? Ou até mesmo quando o seu chefe solicita mais demandas mesmo quando você já está com a agenda lotada? Bem, isso acontece com frequência, e com mais pessoas do que você imagina!
Em sua vida pessoal, sua reação a esse tipo de situação poderia ser xingar, gritar ou se retrair. Entretanto, quando falamos sobre o comportamento no ambiente de trabalho, agir sem cautela pode ser muito prejudicial à sua carreira e ao bom relacionamento com os seus colegas. Entender como as nossas emoções são manifestadas pelo corpo é primordial para desenvolver a nossa inteligência emocional, ou seja, a gestão das nossas emoções.
E, ter um maior controle emocional é uma virtude e softskill muito valorizada em um profissional. Por isso, é importante lembrar que situações estressantes no ambiente de trabalho são tão comuns quanto entregas de relatórios, cortes de orçamento e mudanças de departamento. Gerenciar emoções em tais circunstâncias pode se tornar mais um desafio, no entanto, não deixe te isso dominar. Não importa qual seja a situação, você é sempre livre para escolher como reage.
Sabendo disso, como você pode se tornar melhor em controlar suas emoções e “escolher” sua reação diante de situações de descontrole? Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!
Entenda como funcionam as emoções
Muito se fala em controlar as emoções, mas primeiramente, antes de aprendermos como controlá-las é importante entender melhor o que são de fato nossas emoções e o que elas costumam desencadear.
Quando falamos sobre relações interpessoais e formas de se expressar no ambiente corporativo, é de extrema importância lembrar que todas as emoções são importantes e necessárias. A classificação de “positivo” ou “negativo” serve para identificá-las mais facilmente popularmente.
No entanto, podemos interpretá-las como:
- Funcionais: quando nos ajudam a nos adaptar às circunstâncias, ambiente ou contexto em que vivemos;
- Disfuncionais: quando, em vez de mobilizar, paralisam e não proporcionam nenhum tipo de benefício ou crescimento a curto ou longo prazo. E isso só acontece quando não sabemos como gerenciá-las.
Diante de qualquer situação em que a emoção liberada no momento seja disfuncional, manter o controle e pensar nas próximas atitudes a serem tomadas é de fundamental importância para desenvolver uma boa gestão emocional.
Sendo assim, mesmo quando a negatividade toma conta, sempre podemos encarar a situação com um olhar mais sensibilizado e delicado, afinal estaremos também absorvendo algum tipo de aprendizado que poderá nos fazer crescer como indivíduo.
Mais comum do que você imagina
As emoções negativas estão ainda mais presentes e conflitantes por conta da mudança da jornada de comunicação no trabalho que o modelo híbrido de trabalho nos trouxe. Pelo computador temos uma distância maior para sentir o outro e tivemos que mudar nossa rotina de trabalho por não conseguir mais ter uma certa separação da vida profissional com o pessoal.
Nessa realidade, no ambiente corporativo existem algumas emoções que podem ser identificadas com maior facilidade e ocorrerem com maior frequência. Muitas dessas emoções são positivas (funcionais) e ocorrem em momentos de reconhecimento, troca de experiências, momentos de descontração, e a valorização do colaborador em si.
Entretanto, existe um grande padrão de emoções negativas (disfuncionais), que é marcante dentro do ambiente corporativo, envolvendo um grupo de 5 emoções principais. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.
Frustração / irritação
A complexidade do ambiente de trabalho de hoje e as demandas que são colocadas sobre todos nós tornam a frustração ou irritação uma das emoções negativas mais comuns no local de trabalho. A frustração geralmente ocorre quando você se sente preso, ou incapaz de seguir em frente de alguma forma. Pode ser causado por depender de um colega para um projeto, excesso de trabalho, um chefe que não pode chegar em uma reunião a tempo ou simplesmente ter que aguardar para ser respondido.
Preocupação / insegurança
Em tempos de incerteza, com a falta de uma gestão emocional, qualquer alteração que gere uma mudança, pode nos deixar nervosos e inseguros no trabalho e até mesmo afetar nossa autoconfiança — devido a sensação da perda de controle que a mudança desencadeia facilmente sobre o indivíduo.
Além disso, com todo o medo e ansiedade decorrentes do aumento do número de demissões, não é de se admirar que muitas pessoas se preocupem com seus empregos. Mas essa preocupação pode facilmente sair do controle, e isso pode afetar não apenas sua saúde mental, mas também sua produtividade e sua disposição de correr riscos no trabalho.
Raiva
A raiva, às vezes, é um sintoma de medo, insegurança, depressão e é preciso analisar a sua origem. A menos que a raiva seja controlada, ela pode ser mal direcionada para alvos em nossa vida pessoal e profissional, sem que percebamos. Muitos de nós, depois de um dia ruim no trabalho, quantas vezes voltamos para casa com raiva e então explodimos com um parceiro ou parente? A raiva não controlada é um momento em que perdemos o controle e pode afetar relacionamentos de equipe e bem-estar físico e emocional.
Antipatia
Trabalhamos com muitos tipos diferentes de pessoas que tem uma grande variedade de personalidades. Todos nós, de vez em quando, trabalhamos com alguém de quem não nos identificamos do ponto de vista pessoal. Porém, não podemos levar isso para um outro lado, é preciso encontrar maneiras de trabalhar de forma eficaz e produtiva com as pessoas, sem permitir que nossas emoções afetem nossas ações, e a melhor forma de lidar com isso é desenvolvendo a empatia no trabalho.
Decepção / infelicidade
Lidar com a decepção ou infelicidade no trabalho pode ser difícil. De todas as emoções que você pode sentir no trabalho, essas são as que têm maior probabilidade de afetar sua produtividade. Se você acabou de sofrer uma grande decepção, sua energia provavelmente estará baixa, você pode estar com medo de correr outro risco e tudo isso pode impedi-lo de realizar suas atividades com maestria.