Realizado pelo Instituto Global Attitude, o programa vai ofertar ao jovem capacitação, melhores oportunidades no mercado de trabalho e habilidades de liderança.
Por Rafaella Ranulfo, Vira Comunicação — São Paulo 12/07/2024 11h00 Atualizado há 20 minutos
O Instituto Global Attitude realizará o lançamento do Projeto Fábrica Criativa, uma iniciativa que capacitará jovens de baixa renda nas principais áreas da economia criativa, uma poderosa força transformadora no mundo de hoje. A proposta foi desenvolvida para atender jovens entre 18 a 29 anos, proporcionando-lhes habilidades técnicas e soft skills necessárias para se destacarem no mercado de trabalho ou iniciarem projetos autônomos.
O projeto segue a tendência mundial, que coloca a economia criativa como um dos setores que mais cresce no mundo, não apenas em termos de geração de renda, mas também na criação de empregos e oportunidades de futuro, quando comparado ao mercado tradicional de força de trabalho.
O curso presencial do Fábrica Criativa será realizado em São Paulo (Osasco, Guaianases, Jandira e Grajaú), em Minas Gerais (Betim), no Distrito Federal (Ceilândia) e no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul). Os participantes contemplados vão receber kit lanche, material didático e auxílio-transporte. Toda a infraestrutura necessária para as formações será fornecida gratuitamente, garantindo um ambiente de aprendizado confortável e adequado.
A proposta acontece por meio de financiamento, através de emendas parlamentares, no programa Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho, com a realização do Instituto Global Atittude. Essas parcerias são fundamentais para proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora para quem quer fazer a diferença na vida.
Áreas de conhecimento
A Fábrica Criativa oferece formação em cursos de Produção de Eventos, Fotografia e Gestão de Mídias Sociais, abrangendo dimensões de formação humana e técnica. Os cursos vão preparar os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desse mercado em crescimento exponencial. Cada componente curricular é projetada para preparar o estudante para liderar equipes e ser protagonista de projetos transformadores, de forma eficaz e responsável!
Além das aulas presenciais, o Fábrica Criativa adota um formato híbrido, onde alguns módulos são realizados online. As inscrições podem ser realizadas através da página oficial do projeto: Fábrica Criativa – Inscrições.
O projeto Fábrica Criativa espera atender 616 jovens em 15 estados diferentes. Para mais informações sobre as localidades atendidas, consulte este link.
Combate à pobreza por meio de oportunidades
Dados alarmantes do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que a pobreza no Brasil registrou, de 2020 para 2021, o maior aumento desde 1990. Os níveis poderiam ser muito maiores se não fossem os programas sociais de transferência de renda.
Levando em consideração o cenário de falta de oportunidades para os jovens e extrema precarização da sua inserção no mercado de trabalho, um grupo de parlamentares, junto ao Ministério do Trabalho e o Instituto Global Attitude, se mobilizaram para oferecer uma educação transformadora, não apenas capacitando ao mercado de trabalho e ensinando uma profissão, mas, também, criando e desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, humano, de trabalho decente e justiça social, acerca das escolhas profissionais para o futuro.
Essa é uma estratégia eficiente para superar o ciclo de pobreza das famílias brasileiras, apostando nas novas gerações como indutoras de mudança da sua realidade social, a partir da conquista de empregos de qualidade e do exercício cidadão em suas comunidades.