0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Escola de Líderes capacita jovens de baixa renda para liderar e impactar suas comunidades

Escola de Líderes capacita jovens de baixa renda para liderar e impactar suas comunidades

Realizado pelo Instituto Global Attitude, o programa tem por objetivo alcançar pessoas de diferentes idades, capacitar ao mercado de trabalho e desenvolver habilidades cidadãs.

Por Rafaella Ranulfo, Vira Comunicação — São Paulo 12/07/2024 11h00 Atualizado há 20 minutos

O Instituto Global Attitude acaba de anunciar o lançamento da Escola de Líderes, um programa que busca capacitar jovens de baixa renda, entre 18 e 29 anos, nas habilidades essenciais de liderança e gestão. A proposta é desenvolver liderança influente, que impacte positivamente suas comunidades e sua carreira profissional.

A Escola de Líderes se destaca pela sua abordagem pedagógica única, que combina ferramentas de liderança, habilidades técnicas, competências sociais, oportunidades de mudança do futuro e empregabilidade. Diferentemente de outros programas de liderança, a Escola de Líderes foca em:

Ferramentas de liderança: Desenvolva habilidades de tomada de decisão, delegação de tarefas e comunicação eficaz.

Habilidades técnicas: Aprenda gestão de projetos e tópicos administrativos essenciais para sua carreira, com experiências práticas que contribuem significativamente para sua área de atuação.

Competências sociais e soft skills: Torne-se apto para enfrentar desafios complexos no ambiente profissional através do trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação eficaz.

O curso é estruturado em módulos, desde a formação cidadã, projeto de vida, competências socioemocionais, agenda ONU 2030, preparação para o mundo do trabalho e liderança comunitária. Cada componente curricular é projetada para preparar o estudante para liderar equipes e ser protagonismo de projetos transformadores, de forma eficaz e responsável!

As aulas serão ministradas em São Paulo (Iguatemi, Cidade Tiradentes, Brasilândia, São Mateus e Sapopemba), Espírito Santo (Vitória), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de Fora), Maranhão (São Luís e Colinas), Pernambuco (Olinda), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul) e Distrito Federal (Ceilândia). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através da página oficial: Escola de Líderes – Inscrições.

A Escola de Líderes é um projeto financiado por emendas parlamentares, no programa Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho, com a realização do Instituto Global Atittude. Essas parcerias são fundamentais para proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e alinhada às necessidades da vida.

O projeto Escola de Líderes espera capacitar 1.190 jovens em 9 estados diferentes. Os alunos selecionados serão beneficiados com lanche, material didático, auxílio transporte e todos concluintes receberão certificado.

Combate à pobreza por meio de oportunidades

Dados alarmantes do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que a pobreza no Brasil registrou, de 2020 para 2021, o maior aumento desde 1990. Os níveis poderiam ser muito maiores se não fossem os programas sociais de transferência de renda.

Levando em consideração o cenário de falta de oportunidades para os jovens e extrema precarização da sua inserção no mercado de trabalho, um grupo de parlamentares, junto ao Ministério do Trabalho e o Instituto Global Attitude, se mobilizaram para oferecer uma educação transformadora, não apenas capacitando ao mercado de trabalho e ensinando uma profissão, mas, também, criando e desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, humano, de trabalho decente e justiça social, acerca das escolhas profissionais para o futuro.

Essa é uma estratégia eficiente para superar o ciclo de pobreza das famílias brasileiras, apostando nas novas gerações como indutoras de mudança da sua realidade social, a partir da conquista de empregos de qualidade e do exercício cidadão em suas comunidades.

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem