0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

A importância do profissional de Relações Internacionais

A importância do profissional de Relações Internacionais

O exercício da profissão de relações internacionais existe desde os primórdios da humanidade, quando as comunidades e impérios buscavam estabelecer relações pacíficas com vizinhos mais próximos. Entretanto, o estudo dessa área se reconheceu somente após o fim da Segunda Guerra Mundial (1950). Pois a partir desse momento, percebeu-se a importância da coordenação de esforços em prol da convergência e direcionamento de assuntos. Esse contexto, é como forma de garantir o desenvolvimento global e regional.

Com o passar dos anos, a interdependência entre os assuntos e acontecimentos internacionais acabou sendo intensificado devido ao fenômeno da globalização, portanto aumentando os interesses na conciliação entre países, povos e culturas. Todavia, em meio a esse cenário, o surgimento de um especialista que construí pontes de comunicação, se faz cada vez mais essencial, na sociedade moderna em que estamos inseridos (Instituto Brasileiro do Coaching, 2019).

Relações Internacionais, dúvidas da profissão!

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o campo de atuação desse profissional. O Embaixador Fernando Reis, explicou à atuação do internacionalista, para o jornal ‘O Globo’: “São muitas as oportunidades. É exatamente essa a natureza de um curso de RI: abrangência e flexibilidade, já que cobre um leque de conhecimento amplo e abre perspectivas em História, Direito, Economia, Ciência Política, sem falar da própria matéria-alvo, os assuntos internacionais. Quem quer fazer carreira acadêmica tem várias opções de pós-graduação. Em termos de mercado de trabalho, um bacharel em RI pode atuar em empresas públicas e privadas e organismos internacionais, prestar concursos públicos de nível superior ou seguir a carreira diplomática”.

Leia também: A vez de Estados e Municípios nas Relações Internacionais

Com isso, é notável que o internacionalista não está limitado apenas à diplomacia. O curso é carregado de faces interdisciplinares, portanto as atribuições desse profissional assumem características dinâmicas e amplas. Além disso, diante da rapidez em que o mundo se conecta, o diferencial de possuir a combinação de todos esses elementos em sua formação, será cada vez mais valorizado no mercado. Por fim, o objetivo dos profissionais de Relações Internacionais, é proporcionar ao sistema internacional a construção perene de relações construtivas entre países. Enfim, manifestando-se nas mais diversas vertentes, sejam elas: comerciais, econômicas, culturais ou políticas. Dessa maneira, enriquecendo as análises globais por meio da sensibilidade de conseguir compreender as movimentações de forma profunda.

Fontes:

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem