0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Conseguiu um emprego? Descubra como conquistar o sucesso profissional!

Conseguiu um emprego? Descubra como conquistar o sucesso profissional!

Na última reportagem da série sobre empregabilidade, o Instituto Global Attitude lista segredos que vão te tornar um profissional de sucesso.

Por Rodrigo Harshe, IGA SP — São Paulo, com informações de Estácio — 20/06/2024 10h36 Atualizado há 20 minutos

Ao longo dessas últimas semanas, nós aprendemos todo o processo para conquistar uma vaga de emprego. Desde a elaboração de um currículo, até a entrevista de emprego. Agora, que você já conquistou a tão sonhada vaga, vamos listar dicas para que você se torne um bom profissional e cresça na empresa.

Chegar ao sucesso profissional é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, por se tratar de um conceito subjetivo, já que cada um tem seus próprios objetivos e metas, muitos não compreendem o que deve ser feito para alcançar os resultados pretendidos e, em outros casos, não conseguem nem definir quais são suas prioridades.

Porém, existem algumas práticas que devem ser aplicadas independentemente do que se pretende atingir no ramo profissional. Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas. Confira!

O que é sucesso profissional?

O sucesso profissional se trata de um termo associado à realização de desejos e conquistas. Sendo assim, cada pessoa tem uma visão diferente a respeito disso.

Por exemplo, algumas pessoas se sentem realizadas ao atuar em uma empresa renomada no mercado, outros ao abrir o próprio negócio ou ao atuar em uma área que realmente gosta. Também existem aqueles que desejam conciliar a vida profissional com a pessoal e ao mesmo tempo alcançar o maior cargo dentro de uma organização, tendo flexibilidade horário.

Ou seja, os significados são os mais variados possíveis para o que é sucesso profissional. Mas há ações que podem contribuir para que siga o melhor caminho e atinja os seus propósitos na carreira.

O que fazer para conquistar o sucesso profissional?

Existem várias estratégias que podem ser empregadas para se tornar um profissional de sucesso. Confira algumas delas!

Pratique o autoconhecimento

Procure entender o que você pode oferecer para o mercado, porém, também busque compreender quais são as suas maiores dificuldades e de que forma pode desenvolver as habilidades necessárias. Se autoconhecer é ter a ideia de qual é o seu foco de atuação, competências, valores, pontos positivos, negativos e demais.

Atue naquilo que gosta

Você vai ser muito mais feliz atuando na área em que gosta. Sendo assim, se pergunte se o seu trabalho proporciona prazer e se está gerando algum valor, além do retorno financeiro.

Para alguns indivíduos, o salário nem sempre vai ser o mais importante para caracterizar o sucesso profissional. Tenha em mente que só faz sentido enfrentar vários desafios, por exemplo, encarar o trânsito, abrir mão de um tempo com a família, entre outros, se está satisfeito com o seu trabalho.

Planeje e invista na sua carreira

É indispensável entender onde está e em qual lugar pretende chegar, definindo metas de curto, médio e longo prazos. Então, planeje a carreira. Identifique se precisa de uma nova graduação, de domínio de um idioma, de conhecimento sobre empreendedorismo, de parceriais e trace seus objetivos e metas. Também é preciso rever esse planejamento de maneira periódica, tendo em vista que as metas podem mudar ao decorrer do tempo. Tenha esse plano como o seu direcionamento na procura pelo crescimento na carreira.

Cultive um bom networking

Montar uma boa rede de contatos e promover a troca de experiências, conhecimentos, ajuda e muito a alcançar o sucesso profissional. Com essa rede de contatos bem cultivada, você consegue, até mesmo, indicações para as posições de trabalho que tanto deseja. Para isso, participe de simpósios, congressos e demais eventos na área. Essa é uma boa forma de conhecer as pessoas e de se tornar uma pessoa conhecida.

Outro ponto relevante é não procurar por esses profissionais apenas na hora que precisar de algum favor, então, crie o hábito de manter contato regularmente e esteja sempre disponível para ajudar. Se você quer que os outros lhe ajudem a ter sucesso profissional, tenha a generosidade de fazer com que essas pessoas brilhem também, caso esteja a seu alcance.

Elabore uma estratégia de marketing pessoal

Com o avanço da tecnologia e a expansão do uso das redes sociais, investir no marketing pessoal é uma boa ideia. Nesse caso, você precisa entender quem você realmente é como profissional, além de manter uma boa presença digital, mostrando para os usuários dos canais on-line que é uma referência no seu ramo de atuação.

Você pode utilizar ferramentas como Instagram, Facebook e LinkedIn, para criar relacionamentos, além de oferecer um conteúdo de qualidade e esclarecer dúvidas do público-alvo, por exemplo.

Só esteja atento às regras estabelecidas pelos conselhos relacionados à sua profissão, levando em conta que alguns limitam determinados comportamentos quando o assunto é o uso do meio digital para promover o trabalho.

Tenha uma boa comunicação

Para lidar com pessoas dos mais variados perfis, ter uma comunicação eficiente é fundamental. Isso porque, quando você é mal interpretado, pode causar ruídos capazes de gerar problemas que prejudiquem a sua imagem. Sendo assim, um diálogo coerente e claro deve ser prioridade para quem busca ser um profissional de sucesso.

Cuide da sua imagem pessoal

Outra prática importante é cuidar da imagem pessoal. Além de bons hábitos, organização, respeito aos códigos de vestimenta conforme os ambientes de trabalho, você precisa ser uma pessoa agradável. Repeito, cordialidade e empatia são soft skills que podem garantir o seu sucesso profissional — e pessoal também.

Saiba trabalhar em equipe

A capacidade de trabalhar em equipe é uma qualidade muito valorizada no mercado. Isso ocorre pelo fato de que, em muitos casos, a função requer que os colaboradores atuem em conjunto, cada um com as suas próprias tarefas, mas alinhados em prol do mesmo objetivo.

Por esse motivo, o ideal é buscar desenvolver essa habilidade e, dessa forma, aumentar as chances do seu planejamento de carreira dar certo. Oportunidades não vão faltar, então, sempre que puder, divida as responsabilidades e una esforços para que junto com os seus colegas, possa entregar um bom resultado.

Esteja sempre atualizado

Mesmo que já tenha concluído uma graduação, todo profissional precisa investir em seu próprio conhecimento para continuar crescendo. Seja para mudar de carreira ou para satisfação pessoal, você pode optar por uma nova graduação. O ingresso em um novo curso é facilitado para profissionais formados, que já percorreram o caminho de uma formação superior.

Além disso, cursos de idiomas, tecnólogos em áreas específicas, pós-graduações precisam estar no seu radar também. Isso porque um bom profissional precisa se atualizar com frequência.

Seja perseverante

O percurso na busca pelo sucesso profissional é cheio de desafios e a tão almejada conquista nem sempre vai ocorrer de maneira rápida. Então, é importante ser perseverante durante esse caminho, já que muitas pessoas desistem nas primeiras tentativas e isso vai diferenciar um profissional de sucesso.

Um profissional de sucesso é aquele que consegue brilhar e proporcionar que os outros brilhem também.

 

 

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem