Durante o evento, o Instituto Global Attitude assinou o documento como responsável pela gestão da Praça da Cidadania de Mogi das Cruzes.
Por Braiam Resende, IGA Mogi das Cruzes — São Paulo 12/12/2024 14h36 Atualizado há 12 minutos
O presidente do Instituto Global Attitude (IGA), Rodrigo Reis, assinou na última quarta-feira (4), o contrato para assumir a gestão do Programa Praças da Cidadania, projeto idealizado pelo Fundo Social de São Paulo e instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover espaços destinados à proteção e inclusão social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O evento aconteceu no salão nobre da Escola de Qualificação Profissional, local onde vai abrigar o Praças da Cidadania, em Mogi das Cruzes, e contou com a participação de autoridades locais.
“Estamos felizes, pois é um passo essencial para a promoção da educação, cultura e lazer, que são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e próspera, sendo não apenas um direito, mas uma necessidade para o desenvolvimento integral de cada cidadão”, destacou Rodrigo Reis.
Jundiapeba é um bairro de Mogi das Cruzes, que integra a Região Metropolitana de São Paulo. Em números, a população que mora no distrito, é maior do que em algumas cidades da região do Alto Tietê. No início do ano, segundo informações da prefeitura, eram cerca de 57 mil moradores, maior que Guararema, que tem 30.465 habitantes e de Biritiba-Mirim, que tem 33.265.
Vulnerabilidade Social
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13,5 milhões de brasileiros viviam em extrema pobreza em 2022, sobrevivendo com menos de R$ 145 por mês. Este número representa aproximadamente 6,5% da população total do país. A pandemia de COVID-19 exacerbou essa situação, levando a um aumento significativo no desemprego e na informalidade, que atingiu 40% da força de trabalho no mesmo ano.
O Programa
Trata-se de um projeto inovador que combina a realização de melhorias urbanas, através da implantação de espaços destinados ao esporte, lazer e à convivência comunitária, com a oferta de cursos de qualificação profissional e de políticas de assistência social.
Praça da Cidadania de Mogi das Cruzes (SP)
A Praça da Cidadania de Mogi das Cruzes estará localizada no bairro de Jundiapeba, em local de fácil acesso, próximo à estação Jundiapeba da CPTM, e com um elevado índice de vulnerabilidade social. A região se destaca pela produção hortifrutigranjeira, fazendo parte do “cinturão verde” da Região Metropolitana de São Paulo.
Os equipamentos da Praça da Cidadania se distribuirão em um amplo terreno de 4.415 m², com frente para a Av. Lourenço de Souza Franco, e incluem Quadra de Futebol Society, Quadra Poliesportiva, Academia ao Ar Livre, Parquinho Infantil, Pista de Skate, Arena ao Ar Livre, Pista de Caminhada, e Área de Jogos. Além da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem Estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala do Banco do Povo/CIC, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.
Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.
Endereço: Avenida Lourenço de Souza Franco, 1.030 – Jundiapeba – Mogi das Cruzes – SP.
Conheça o projeto: https://www.fundosocial.sp.gov.br/pracas-da-cidadania/
Fotos: Divulgação / Caio Rocha – Comunicação Fundo Social de SP