O evento é um passo importante que antecipa a formatura da quinta edição do projeto.
Por Braiam Resende, IGA Mogi das Cruzes — São Paulo 13/12/2025 13h04 Atualizado há 20 minutos
Cerca de 165 alunos, do Programa Empodera Juventudes, se dividiram em grupos para à apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). O evento, que aconteceu na última quinta-feira (05), reuniu membros da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Secretaria de Transparência de Mogi das Cruzes e profissionais da educação, no Polo de Inovação e Projetos Avançados (PIPA HUB), local de exposições, palestras e eventos.
A equipe de vinte educadores, capitaneada por Jaqueline Brito, coordenadora do projeto, acompanharam atentamente as exposições.
“Chegamos ao momento mais importante para esta quinta edição do Empodera Juventudes. É a fase em que vemos que todo o conteúdo ministrado em aulas, diálogos, reuniões e eventos, contribuíram para que esses jovens tivessem aprendizados tão importantes. Foi uma semente que toda a equipe plantou que já começamos ver florescendo e dando frutos”, concluiu Brito.
Os alunos trouxeram projetos inovadores baseados em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. São propostas que promovem soluções direcionadas a problemas vivenciados em seus bairros, como coleta seletiva, descarte regular de resíduos, limpeza de rios e córregos, além de outros temas, demonstrando o comprometimento e a criatividade dos participantes.
Os temas trabalhados na avaliação final possuem total conexão com as propostas dos ODS, uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Além disto, o curso proporciona educação de qualidade, desenvolvendo temáticas como: formação cidadã, competências socioemocionais, mundo do trabalho e projeto de vida.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o apoio do Instituto Global Attitude.
O programa está presente em diversos bairros mogianos, em Taiaçupeba, Novo Horizonte, Jundiapeba, Taboão, Parque São Martinho, Rodeio, Vila Brasileira, Vila Natal, Braz Cubas, César de Souza, Vila Industrial, Centro, Botujuru e Jardim Layr, totalizando mais de vinte escolas impactadas.
Para Yuri Moraes, do bairro Taboão, o projeto é um fio condutor que permite transformações. “O Empodera Juventudes foi uma esperança em minha vida. É muito divertido, dinâmico e de fácil aprendizado. São lições que vou levar para minha vida.”
Já para Isabela Ignácio, da Vila Brasiléia, o programa permite ao aluno capacitação em áreas pouco exploradas. “O Empodera Juventudes foi, para mim, magnífico. Ajudou a compreender temas que não tinha conhecimento e a enxergar diversos assuntos de uma maneira diferente. Serei eternamente grata!”
Formatura
Na terça-feira, dia 17 de dezembro, às 19h, acontecerá à formatura do programa Empodera Juventudes, um evento significativo na promoção da capacitação e empregabilidade dos jovens de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo. A cerimônia será realizada no Auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica, o CEMFORPE, localizado na Rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Lot. Mogilar, Mogi das Cruzes – SP, 08773-395.
+ conteúdos: veja a galeria de fotos