Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 19/11/2024 06h00 Atualizado há 15 minutos
De forma simples, a Sociedade Americana de Relações Públicas definiu as Relações Públicas (RP) como um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.
Vamos destrinchar isso para facilitar o entendimento e conhecer melhor os elementos definidores de RP.
Organizações: um agrupamento de pessoas em torno de uma causa comum. Uma organização pode ser uma empresa, um governo, um partido, ou seja, pode assumir várias formas.
Públicos: assim como as organizações, os públicos são múltiplos e abarcam em si diversos recortes sociais. Podemos pensá-los como agrupamentos de pessoas que interagem com uma determinada organização.
Processo comunicacional: como toda forma de comunicação, a atividade de RP envolve pelo menos duas partes (na prática, são múltiplas partes). Essas partes, que são as organizações e os públicos, se relacionam de formas diversas para estabelecer processos de troca.
Processos não lineares: muito pelo contrário: eles acontecem de forma espontânea e multilateral. As relações públicas surgem como uma forma de compreendê-los e otimizar o relacionamento entre os vários agentes envolvidos.
Relações de troca: organizações e públicos se relacionam o tempo todo por diversas dinâmicas que podem agregar valor a ambas as partes.
Nesse sentido, as Relações Públicas surgem como forma de organizar as relações e processos de troca entre organizações e públicos, gerando benefício e valor para ambas as partes.
As organizações se beneficiam na medida em que conseguem transmitir sua mensagem e gerar uma percepção positiva de marca e serviços.
Já os públicos conseguem ter uma visão mais transparente das organizações e cobrá-las pelos serviços oferecidos e posicionamentos feitos.