A ação faz parte do eixo agenda 2030, um plano global, da ONU, para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.
Por Redação, IGA Mogi das Cruzes — São Paulo 18/04/2024 11h02 Atualizado há 20 minutos
Quase cem estudantes, de dez escolas diferentes, foram conhecer o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. O bosque é considerado um grande viveiro da flora e fauna nativas da Mata Atlântica. Com área de mais de 350 hectares, o local é ponto de referência para a comunidade científica.
Sua biodiversidade inclui 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e orquídeas, 207 espécies de aves, 62 de mamíferos e 40 de anfíbios. O Parque possui, ainda, o Centro de Visitantes e trilhas interpretativas.
Os alunos fazem parte do projeto Empodera Juventudes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Instituto Global Attitude.
“O objetivo desta aula externa é proporcionar aos jovens a experiência de vivenciar o contato com a natureza, o aprendizado sobre a biodiversidade de nossa fauna e flora e a conscientização ambiental”, concluiu Gislene Oliveira, coordenadora pedagógica.
O tema tem total conexão com as propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Além disto, o curso proporciona educação de qualidade, desenvolvendo temáticas como: Formação Cidadã, Competências Socioemocionais, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida.
O programa está presente em diversos bairros mogianos, em Taiaçupeba, Novo Horizonte, Jundiapeba, Taboão, Parque São Martinho, Rodeio, Vila Brasileira, Vila Natal, Braz Cubas, César de Souza, Vila Industrial, Centro, Botujuru e Jardim Layr.