Por Redação, IGA SP — São Paulo 04/06/2024 15h03 Atualizado há 31 minutos
A atividade contou com dicas de alimentação saudável, cuidado com plantas, o papel das estufas e até um piquenique a céu aberto.
Mais de trinta jovens, das Zonas Sul, Norte e Leste, desembarcaram no Parque do Ibirapuera, no domingo (26/05), para uma aula especial na UMAPaz, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. A entidade faz parte da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo.
A proposta compõe o calendário acadêmico, na matéria sobre mudanças climáticas, do Projeto Rango Responsa, um curso de formação para jovens entre 15 e 29 anos, contra o desperdício de alimentos, sustentabilidade, alimentação saudável e mudanças climáticas. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto Global Attitude.
“Essa visita técnica é muito importante para os nossos alunos. Aqui eles aprendem na prática as vivências das aulas. É enriquecedor esse contato com a natureza”, conclui Maria Valéria, coordenadora do projeto.
Os jovens puderam conhecer de perto do trabalho da UMAPAZ sobre a necessidade de prevenção às emergências climáticas, entendendo os desafios impostos pelo negacionismo científico para abordar questões socioambientais.
Ainda foram ofertados diversos cursos do portfólio para os estudantes, voltados para a educação ambiental, cuidado com os recursos naturais e o equilíbrio para uma convivência harmônica entre sociedade e meio ambiente.
O encontro teve direito a um piquenique, com bolo, pães, biscoitos e muita consciência ambiental como legado para essas futuras gerações.