0 Carregando...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Comércio Internacional e Sustentabilidade, uma análise sobre o filme: “O Menino que Descobriu o Vento”

Comércio Internacional e Sustentabilidade, uma análise sobre o filme: “O Menino que Descobriu o Vento”

Se você já assistiu ou ouviu falar sobre o filme “O Menino que Descobriu o Vento”, provavelmente se deparou com o contexto de visão ampla do mundo que nos leva a uma reflexão em relação às questões sociais e econômicas. O filme supramencionado, baseado em fatos reais, retrata a história de William Kamkwamba.

Em 2001, em Malaui, no sudeste da África, uma família de agricultores de grãos tentam sobreviver à miséria em meio a uma crise de recursos no país, provocada pelas mudanças climáticas, conflitos globais e a corrupção política.

O Filme Por Outro Ângulo

Sem poder frequentar as aulas, o protagonista William tenta ao menos acessar a biblioteca local para estudar e descobrir um jeito de ajudar seu pai com a colheita. E é neste cenário improvável, consequente das limitações ao acesso ao conhecimento, que o garoto encontra um livro sobre energia eólica. Assim, ele consegue encontrar uma solução para tirar sua comunidade da fome e gerar energia para sua família e vilarejo, assim como acontecia na América.

Neste sentido, além das mensagens de superação, é possível entender um pouco mais sobre sustentabilidade e comércio internacional. A Sustentabilidade corresponde à característica ou condição de um processo ou sistema que permite sua sustentação ou conservação. Ou seja, ela é o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para futuras gerações, essas medidas sustentáveis contribuem com a preservação do meio ambiente.

Leia também: A importância do profissional de Relações Internacionais

No filme, ela acabou sendo observada através do grande feito do protagonista, onde ele utiliza a transformação da energia do vento em energia útil, gerando assim uma energia limpa e renovável. Além do mais, construiu-se o moinho a partir da reciclagem de sucatas. Em síntese, uma outra prática que contribui com o meio ambiente, onde o resíduo pode ser reutilizado de forma consciente e gerar produtividade.

Por fim, no que tange o comércio internacional, que corresponde aos processos operacionais entre países que estão em pleno desenvolvimento e promovem grande influência em suas economias, o que William fez foi desenvolver uma tecnologia naturalmente associada à globalização. Por isso, o filme elucida soluções encontradas por William, onde “o menino que descobriu o vento” em um contexto de globalização ele consegue utilizar uma tecnologia para gerar a energia eólica, com responsabilidade social e sustentável.

Fontes:

Blog

Posts Relacionados

Contato Fechar

Conecte-se conosco

Envie uma mensagem