O Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social (ECOSOC Youth Forum) de 2021 é uma iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento de plataforma global para incentivar o diálogo entre os Estados Membros e jovens líderes, compartilhando ideias, soluções e inovações soluções para os desafios que afetam o bem-estar dos jovens e que possam fornecer perspectivas aos jovens sobre a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ECOSOC Youth Forum é organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos da ONU (UNDESA) em colaboração com o Escritório do Enviado do Secretário Geral para a Juventude (OSGEY), Grupo Principal para Crianças e Jovens (MGCY) e Reunião de Coordenação Internacional de Organizações Juvenis (ICMYO) junto com a assistência dos parceiros do sistema das Nações Unidas. É um dos maiores fóruns da juventude do mundo! Aliás, a única reunião intergovernamental oficial que reúne representantes da juventude com ministros e funcionários do governo.
Edição de Superação
A edição de 2021 do ECOSOC Youth Forum foi realizada entre os dias 7 e 8 de abril. Sobretudo, contou com a participação de mais de 10.000 jovens de todo o mundo. Participaram também do evento Carlos A. Alvarado Quesada, presidente da Costa Rica, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jayathma Wickramanayake, Enviada do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Volkan Bozkir, Presidente da 75ª Assembleia Geral da ONU, dentre outros líderes mundiais. Devido a pandemia do COVID-19 o ECOSOC Youth Forum foi realizado em formato online.
Vale lembrar que a edição de 2020, originalmente programada para 1 a 2 de abril de 2020, acabou sendo adiada para a sessão ECOSOC 2021. Mas, isso devido à pandemia do COVID-19. Em edições anteriores, como a de 2019, o Diplomacia Civil foi o responsável por selecionar e enviar uma delegação de jovens representando o Brasil.
Em 2021 o ECOSOC Youth Forum celebrou a sua décima edição e teve como tema geral “Recuperação sustentável e resiliente da pandemia COVID-19. Afinal, ela promove as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável: Construindo um caminho inclusivo e eficaz para a realização da Agenda 2030 no contexto da década de ação e entrega para o desenvolvimento sustentável” (em inglês “Sustainable and resilient recovery from the COVID-19 pandemic, that promotes the economic, social and environmental dimensions of sustainable development: Building an inclusive and effective path for the achievement of the 2030 Agenda in the context of the Decade of Action and delivery for sustainable development”).
O Foco do Debate
As discussões da edição de 2021 ECOSOC Youth Forum orientaram-se tanto pelo tema geral do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), quanto do próprio Fórum Político de Alto Nível (em inglês High-level Political Forum – HLPF) de 2021. O ECOSOC é um dos seis principais órgãos das Nações Unidas. Analogamente, servindo como fórum central para discutir questões econômicas e sociais internacionais, formular recomendações de políticas dirigidas aos Estados membros e ao sistema da ONU. Já o HLPF é a plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e dos ODS. Ele prevê a participação plena e efetiva de todos os Estados Membros da ONU e Estados membros de agências especializadas.
A edição de 2021 do ECOSOC Youth Forum centrou-se em torno dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 2 (fome zero), 3 (saúde e bem-estar), 8 (emprego digno e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (combate às alterações do clima), 16 (paz, justiça e instituições fortes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Os 9 ODS acabaram sendo analisados e discutidos em cinco Sessões Temáticas (“A People-Centric Response”, “Accelerating Action for the Planet”, “Prospering and Thriving”, “Inclusive Peace: The Way Forward” e “Harnessing Partnerships, Resources and Science: Working Together to Get Things Done”), além de Sessões Regionais (Ásia e Pacífico, Região dos Estados Árabes, África, Europa, América do Norte e outros Estados, e por fim América Latina e Caribe). O ECOSOC Youth Forum contou ainda com uma sessão exclusiva para network entre os participantes.
Destaque da ECOSOC Youth Forum 2021
Por meio do diálogo, discussões, workshops, o ECOSOC Youth Forum visou ressaltar as perspectivas dos jovens sobre problemas e soluções de nível global a comunitário. Ou seja, os jovens são agentes de mudanças. Assim, buscou mostrar como que os jovens são capazes de ajudar a trazer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o discurso público. Ademais, especialmente em um momento de mudanças de paradigma sem precedentes. Também se ressaltaram oportunidades e desafios abrangentes que vêm com a mudança em um mundo pós-COVID. Debateu-se também em como incluir aqueles que vivem na pobreza e enfrentam barreiras no exercício de seus direitos humanos – muitas vezes meninas e mulheres jovens – nos debates e processos de mudança.
Um dos destaques do evento foi o lançamento do relatório da estratégia “#Youth2030”. Em suma, ele mostra as principais ações e trabalhos da ONU relacionados aos jovens. A estratégia “#Youth2030” é um dos principais compromissos da ONU para fortalecer o trabalho da organização com e para os jovens. Nesse sentido, a estratégia “#Youth2030” visa envolver os jovens em questões que afetam seu futuro, principalmente relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O relatório destacou o papel ativo dos jovens na reconstrução das sociedades pós-COVID em direção a sociedades mais inclusivas.
Um dos principais resultados do ECOSOC Youth Forum é a Declaração Presidencial, a qual capta os principais resultados das discussões e conclusões do Fórum. Enfim, essa declaração se disponibiliza ao Segmento de Alto Nível do ECOSOC, ao Fórum Político de Alto Nível em julho e reuniões relevantes do Geral Assembleia em setembro de 2021.