A formação focou em metodologias ativas, que são estratégias de ensino que incentivam a participação e a autonomia dos alunos, por meio de situações e problemas reais.
Por Braiam Resende — IGA SP — São Paulo 22/10/2024 16h08 Atualizado há 10 minutos
Na última sexta-feira (18), diversos educadores do Instituto Global Attitude se reuniram para uma formação enriquecedora. As palestras aconteceram no Polo de Inovação e Projetos Avançados, em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.
O tema central da formação foi “Metodologias Ativas”, uma abordagem inovadora que tem por objetivo aprimorar as práticas pedagógicas dos educadores, incentivando uma maior interação e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de explorar novas estratégias educacionais que podem ser aplicadas em sala de aula para tornar o ensino mais dinâmico e eficaz.
Entre os palestrantes, Leila Miranda trouxe sua experiência à frente de mais de uma década atuante no SENAI, além de suas formações em Comunicação Social e MBA em Recursos Humanos.
Além do foco educacional, a formação também serviu como um importante momento de conscientização sobre a campanha do Outubro Rosa. Esta iniciativa busca alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma causa que ganha destaque especial durante o mês de outubro. A integração deste tema à formação sublinha a relevância de unir educação e saúde, promovendo um ambiente escolar mais consciente e informado.
“A formação foi um grande sucesso, pois proporcionou aos educadores não apenas novas ferramentas pedagógicas, mas também uma maior sensibilização para questões de saúde que afetam diretamente a comunidade escolar”, concluiu Jaqueline Brito, coordenadora do projeto.
O programa Empodera Juventudes é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Instituto Global Attitude. Oferece formação para jovens entre 15 e 24 anos, com temas como habilidades profissionais, empregabilidade e cidadania.