0 Loading...

Instituto Global Attitude Instituto Global Attitude

Instituto Global Attitude realiza nove festivais gratuitos em São Paulo em 2025

Instituto Global Attitude realiza nove festivais gratuitos em São Paulo em 2025

Fonte: OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR.

Em uma iniciativa inédita de democratização cultural, o Instituto Global Attitude (IGA), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promoverá nove festivais distribuídos por centros culturais, CEUs e espaços públicos da capital paulista ao longo do segundo semestre de 2025.

Uma programação plural e inclusiva

A agenda contempla manifestações artísticas que abrangem música, teatro, circo, dança, cultura de periferia e tradições populares, com destaque para:
Festival Bateria Nota 10 da Várzea (14/09 – Tendal da Lapa), que valoriza a música das torcidas de futebol amador.

Festival Concerto na Quebrada (30/08 a 12/12 – em 15 locais da cidade), que une piano clássico e expressões urbanas como rap, funk, samba e forró.
Festival Cultura Popular (07 a 12/10 –no Centro Cultural São Paulo CCSP), com maracatu, samba de roda, frevo, catira, rodas de conversa e oficinas.
Viradinha (04 e 05/10), com espetáculos lúdicos em diferentes locais da cidade para crianças e suas famílias.

MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas (21/10 a 01/11), com apresentações fora da caixa cênica em diferentes locais da cidade.
Festival Seja Luz (09 a 26 de outubro), uma viagem pela música gospel brasileira com números circenses como equilibrismo e acrobacias.
Festival Saudosa Maloca, que acontece todo segundo sábado do mês na Vila Itororó, celebrando o samba paulistano entre artistas da nova geração e da velha guarda.
Festival de Circo ( 09/12 a 14/12), com apresentações de acrobacia, palhaçaria e oficinas em vários equipamentos culturais.
Satyrianas 2025 (19 a 23/11 – Praça Roosevelt e entorno), festival de 78 horas contínuas com teatro, música, dança, circo e performances.

Acesso à cultura: um direito em construção

A iniciativa do IGA ganha ainda mais relevância em um cenário nacional onde o acesso à cultura, embora expandido, ainda convive com desigualdades profundas.
Segundo a pesquisa Hábitos Culturais 2023 (Fundação Itaú e Datafolha), 96% dos brasileiros participaram de ao menos uma atividade cultural — presencial ou online — em 2023, contra 89% em 2022. Houve crescimento no público de apresentações artísticas (45%, ante 18% em 2022), cinema (33%) e teatro infantil (24%).
No entanto, dados da pesquisa Cultura nas Capitais (JLeiva Cultura & Esporte, 2024) apontam queda no consumo cultural em várias categorias entre 2017 e 2024, com exceção dos jogos eletrônicos. Atividades como circo e concertos são menos acessadas (14% e 8%, respectivamente).

A desigualdade no acesso é visível nas diferenças por classe, cor e escolaridade. Por exemplo, pessoas brancas frequentam mais museus (32%), bibliotecas (28%) e teatros (29%), enquanto pretos frequentam mais shows (44%) e festas populares (39%). Pardos e indígenas têm participação bastante reduzida. Em São Paulo, 46% da população nunca esteve no Theatro Municipal e 34% nunca visitaram o MASP.

Esses dados revelam que, apesar dos avanços no consumo de cultura, o acesso ainda é desigual — fortemente atrelado a fatores socioeconômicos, geográficos e raciais.

Rodrigo Reis, Diretor Executivo do IGA, ressalta o papel transformador da cultura: “Acreditamos que arte é um direito, não um privilégio. Levar programação gratuita para diferentes regiões da cidade significa garantir que todos possam experimentar, aprender e se inspirar”. Sua atuação expressa o compromisso do Instituto Global Attitude com a inclusão, a descentralização cultural e o protagonismo social.

O Instituto Global Attitude assume um papel central ao promover uma programação cultural ampla, diversa e gratuita, com forte presença nas periferias e no centro da cidade. Em um contexto onde o acesso ao que é cultural continua restrito para muitos, essa agenda reforça a cultura como direito constitucional, motor de inclusão social e instrumento de transformação urbana.

Confira o artigo clicando aqui

Notícias

Matérias Relacionadas

Contact Close

Connect With Us

Send a message