Convidado pela agência de promoção comercial ProColombia, o Instituto Global Attitude participou na semana passada da Macrorrueda 70, evento anual que promove o encontro comercial de 3 mil empresas para impulsionar as oportunidades e negócios da indústria nacional, contando com compradores de mais de 60 países.
O Instituto esteve na cidade de Bogotá, juntamente com os parceiros Eureca – organização que atua em projetos focados no desenvolvimento de jovens, oportunidades de carreira e projetos de Youth Branding – e TRIBO – empresa que apoia transformações organizacionais a partir de lideranças conscientes, times de alto desempenho e culturas com propósito -, ambas pertencentes ao Grupo Anga, para estreitar laços com empresas e o setor educacional colombiano.
“É interessante que nos aproximemos dos demais países da América Latina, analisando como estão internacionalizando a educação. Este evento nos ajuda a entender a educação colombiana e a criar uma relação que permita que colombianos participem das agendas globais”, explica Rodrigo Reis, Diretor Executivo do Instituto Global Attitude.
Desde 1997, a ProColombia realiza diferentes encontros comerciais que reúnem compradores internacionais e exportadores colombianos, de forma a estreitar relações e a internacionalizar as empresas, diversificando o mercado.
Com isso, a Eureca, que em 2018 completa 7 anos de atuação no mercado e que já possui um histórico de internacionalização, participou do evento com foco em expandir-se para frentes da América Latina, buscando conhecer melhor a dinâmica do mercado colombiano e entender os negócios do país, agregando novas tecnologias aos seus processos e serviços, sempre focados nos jovens. “Temos muito o que aprender com eles”, afirma Douglas Souza, Líder Comercial.
Para a TRIBO, que já possui atuação no país há mais de dois anos, a conexão com empresários locais serviu como confirmação da sua presença na Colômbia por meio da abertura de novas oportunidades de negócio. Ao mesmo tempo que levanta a bandeira de uma gestão mais humanizada, a organização identificou durante o evento a possibilidade de inserir atributos de alto nível tecnológico, oferecidos pelas empresas colombianas, que poderão ajudar a TRIBO a encontrar diferenciais competitivos sem deixar de ser coerente com o processo de humanização.
As organizações participaram de uma série de reuniões durante os dias do evento, incluindo visita à Embaixada do Brasil em Bogotá, com o Setor de Cooperação Educacional. O Instituto Global Attitude aproveitou, ainda, para conversar com a Pontifícia Universidade Javeriana e o Ministério de Educação Nacional, com o objetivo de traçar novos projetos e ações voltadas à educação entre os dois países.
Em breve, o Instituto Global Attitude, Eureca e TRIBO lançam grandes novidades, fruto dos encontros no evento.